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Divulgados resultados das medições da banda larga no primeiro trimestre de 2014
30 de April de 2014

Ajude a medir a qualidade da banda larga. Participe!
As medições da qualidade da banda larga fixa são feitas por meio de um equipamento medidor - batizado de whitebox - instalado nas conexões de voluntários.

Para participar do projeto, basta fazer a inscrição por meio do site www.brasilbandalarga.com.br e seguir as orientações que serão encaminhadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ).

Cada voluntário selecionado terá acesso a relatório com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.

Funcionários das empresas analisadas não podem participar do projeto.

Estão disponíveis os resultados das medições da banda larga realizadas em janeiro, fevereiro e março de 2014.

Na banda larga fixa, prestada por meio do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), foram avaliadas as prestadoras de todos os Estados e do Distrito Federal, com exceção do Amapá, que ainda necessita de voluntários para as medições.

Se você é assinantes do serviço no Amapá, saiba mais como participar em http://www.brasilbandalarga.com.br.

Já na banda larga móvel, prestada por meio do Serviço Móvel Pessoal (SMP), foram avaliadas as prestadoras de todos os Estados da Federação e do Distrito Federal.

Nos dois casos, as medições foram realizadas em prestadoras com mais de 50 mil clientes. Desenvolvido desde o final de 2012, o projeto de medição da qualidade da banda larga pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a melhoria progressiva da qualidade do serviço.

Confira os resultados das medições da qualidade da banda larga:

Banda larga fixa

Para as medições da banda larga fixa, foram escolhidos, por sorteio, voluntários que se inscreveram por meio do site www.brasilbandalarga.com.br. A partir dos dados registrados pelos medidores (whiteboxes) instalados nos domicílios dos voluntários selecionados, foram acompanhados seis indicadores:

Banda larga móvel

Na banda larga móvel, foram acompanhados dois indicadores:

Diferentemente do que ocorre na banda larga fixa, para as medições da banda larga móvel não há necessidade de voluntários. Como resultado de parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os medidores que monitorarão a qualidade do serviço serão instalados em escolas atendidas pelo Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas.

Aplicativos oficiais para iPhone (iOS) e Android para medição da qualidade da banda larga móvel

As versões oficiais dos aplicativos da Anatel para aferição da qualidade da banda larga móvel para o smartphone iPhone (sistema operacional iOS) e Android estão disponíveis. Os aplicativos foram desenvolvidos pela EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade).

Para instalar a versão o aplicativo no iPhone ou iPad, basta que o usuário faça uma busca pela palavra "Brasil Banda Larga" na App Store. Usuários de smartphones com o sistema Android também podem baixar diretamente do Google Play procurando o aplicativo "Brasil Banda Larga". Após instalado o aplicativo, o usuário necessitará fazer um cadastro com seu e-mail e escolher uma senha de acesso.

Os aplicativos são gratuitos, seguros e não permitem acesso ao conteúdo das ligações ou mensagens do usuário. As informações a serem obtidas dizem respeito aos principais parâmetros de qualidade da conexão banda larga (velocidades de download e upload, latência, jitter e perda de pacotes), além de apresentar graficamente os resultados de todas as medições realizadas anteriormente, inclusive com os locais exatos das medições. Ou seja, uma vez instalado o aplicativo o usuário poderá realizar medições do Serviço Móvel Pessoal contratado de sua prestadora em qualquer lugar em que esteja com seu smartphone.

Para outros sistemas operacionais móveis, as medições podem ser realizadas diretamente na página do projeto: http://www.brasilbandalarga.com.br.

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(Reprodução autorizada mediante citação da Anatel)
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