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Pesquisa de qualidade percebida


Portal Anatel

A Anatel quer saber sua percepção de qualidade dos serviços de telefonia móvel e banda larga fixa e móvel.

 A partir de 1º de setembro de 2012, a Anatel realizará pesquisa telefônica para ouvir a sua opinião quanto à qualidade dos serviços de telefonia móvel e banda larga fixa e móvel.

As informações coletadas durante a pesquisa servirão como subsídio para que a Agência mensure a percepção de qualidade dos consumidores e, assim, possa determinar a adoção medidas com o objetivo de melhorar os serviços prestados. Para que isto seja possível, sua participação é essencial. Se for contatado por telefone, não deixe de responder às perguntas que serão feitas.

Qual o objetivo da pesquisa?

A pesquisa tem o objetivo de mensurar a percepção dos consumidores quanto à qualidade dos serviços de telefonia móvel e banda larga fixa e móvel para, a partir dos resultados obtidos, determinar a adoção de medidas com o objetivo de melhorar os serviços prestados.

Qual o período de realização da pesquisa?

A pesquisa telefônica será periódica, ocorrendo, geralmente no 1º semestre entre os meses de março e abril, e no 2º semestre entre os meses de setembro e outubro. Cada Estado brasileiro, incluindo o Distrito Federal, será pesquisado uma vez ao ano. As Unidades Federativas que forem pesquisadas no 1º semestre não serão pesquisadas no 2º semestre, e vice-versa.

Nesta primeira pesquisa, todos os contatos telefônicos ocorrerão durante os meses de setembro e outubro de 2012, para todos os Estados e o Distrito Federal, podendo se estender durante o mês de novembro, se necessário.

O consumidor terá acesso aos resultados da pesquisa?

Os dados coletados serão analisados pela Anatel e os resultados serão disponibilizados durante o mês de janeiro de 2013 na página da Agência na internet.

Como foram selecionados os consumidores que serão pesquisados?

A Anatel selecionou aleatoriamente os consumidores que serão pesquisados para os serviços de telefonia e banda larga móvel (pós-pagos e pré-pagos) e de banda larga fixa (com taxa de transmissão de até 2 Mbps ou acima de 2 Mbps).

Quanto tempo demora para responder às perguntas?

A aplicação do questionário é rápida. Durante os testes realizados, o tempo médio de resposta foi de 12 (doze) minutos.

Quem realizará a pesquisa telefônica?

Todas as perguntas que serão feitas foram determinadas pela Anatel. A pesquisa telefônica será realizada pela empresa TNS Brasil ( http://www.tnsglobal.com.br/ ).

Todos os dados brutos coletados serão analisados pela Anatel, que divulgará os resultados por meio de sua página na internet durante o mês de janeiro de 2013.

Meus dados pessoais serão divulgados?

Não. Em nenhum momento a Anatel divulgará qualquer dado pessoal dos usuários/assinantes que responderam à pesquisa.

Qual o embasamento legal/regulamentar para essa pesquisa?

A realização periódica dessas pesquisas está prevista no Regulamento de Gestão da Qualidade da Prestação do Serviço Móvel Pessoal - RGQ-SMP, aprovado pela Resolução nº 575, de 28 de outubro de 2011 e no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia - RGQ-SCM, aprovado pela Resolução nº 574, de 28 de outubro de 2011.

Onde será realizada a pesquisa?

A pesquisa será realizada em todas as Unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal.

Quais são as empresas avaliadas?

A regulamentação da Anatel estabelece que devem ser avaliadas todas as empresas que não se enquadrem no conceito de prestadora de pequeno porte. Prestadoras de pequeno porte, de acordo com a regulamentação da Agência, são aquelas que possuem até 50 mil acessos.

No caso da telefonia móvel e da banda larga móvel, as empresas avaliadas serão Claro, CTBC, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. No caso da banda larga fixa, as empresas avaliadas serão Oi, Telefônica, Net, GVT, CTBC, Ajato, Telefônica Data, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

Quem pode responder o questionário?

Assinantes ou usuários dos serviços de telefonia móvel e banda larga fixa ou móvel com idade superior a 16 anos.