Inicial » Cidadão » Agendas e Reuniões » Fóruns e Seminários » Seminário Anatel-IPEA » Currículos  

Fóruns e Seminários

Currículos


Carlos Américo Pacheco

Possui graduação em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979), mestrado (1988) e doutorado (1996) em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e Pós Doutorado pela Columbia University (2005). Foi Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia e Presidente do Conselho de Administração da FINEP (1999 a 2002). É professor doutor da Unicamp, membro do conselho do Instituto Fernando Henrique Cardoso, do conselho de orientação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, do Conselho de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do conselho técnico científico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de economia urbano-regional e economia industrial e tecnológica.

Marcio Wohlers

É Diretor de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Ipea. É doutor em economia pela Unicamp, onde é professor licenciado com especialização na área da economia e inovação das telecomunicações. Graduou-se em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da USP. Foi assessor especial do Ministério das Comunicações de 2003 a 2005 e pesquisador da Cepal entre 2005 e 2007, desenvolvendo pesquisas na área do impacto regulatório da convergência tecnológica nas telecomunicações. Apresentou estudos sobre convergência e regulação em diversos países da América Latina. É autor de numerosas publicações e integra o Comitê Científico da European Communications Policy Research (EuroCPR), rede européia de pesquisadores e reguladores de telecomunicações.

Simone Henriqueta Cossetin Scholze

É advogada, formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e tem mestrado pela Universidade de Brasília (1997). Analista de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, trabalhou no CNPq e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Por dez anos foi assessora especial do ministro da Ciência e Tecnologia em matérias afetas à regulação da C&T, atuando na elaboração da legislação de propriedade intelectual, biossegurança, das leis de inovação e dos fundos setoriais. De 2003 a 2007, foi chefe da Coordenação de Ética da Ciência e Tecnologia da Unesco, na França. Desde outubro de 2007 é Superintendente-Executiva da Anatel.

Emília Maria Ribeiro

Bacharel em Direito pelo CEUB. Entre suas experiências profissionais, destacam-se a atuação na Assessoria de Comunicação Social do Congresso Nacional e da Presidência da República em 1991. Foi assessora parlamentar do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão em 1991 e diretora adjunta do Departamento de Serviços Gerais em 1992. Atuou na Secretaria de Projetos Especiais da Presidência da República, no Projeto Minha Gente em 1992 e no Ministério da Educação, como assessora parlamentar de 1992 a 1996. Também no Ministério da Educação, foi assessora especial do ministro de 1997 a 2003. Como assessora técnica da Presidência do Senado, representou o Senado no Conselho Consultivo da Anatel entre fevereiro de 2006 e setembro de 2008, quando foi nomeada membro do Conselho Diretor da Anatel.

Antonio Carlos Valente

Engenheiro elétrico formado pela PUC/RJ, pós-graduado em administração e negócios pela PUC/RJ, com diversos cursos de especialização em sistemas de telecomunicações no Brasil e no exterior e em Gestão de Negócios, incluindo Estratégia Empresarial no MIT. Com vasta experiência em telecomunicações, mercado em que atua desde 1975, atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Telefônica do Brasil e Presidente Executivo da Telefônica no Brasil/Telesp. É também Presidente da AHCIET, da Telebrasil, do SindiTelebrasil, da Febratel e da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil. Atua como membro do Conselho Consultivo do CPqD, da Diretoria da ABDIB do COINFRA e do CDES. Foi Presidente da Telefônica no Peru, Vice-Presidente da Anatel e membro do seu Conselho Diretor.

Pedro Ripper

É Diretor de Estratégia Corporativa e Novos Negócios da Oi. Com destacada trajetória profissional, é graduado em Engenharia da Computação pela PUC-RJ, com mestrado pela PUC e MIT Media Lab dos EUA. Realizou vo Advanced Management Program da Harvard Business School, foi diretor-executivo do Grupo Promon e presidente da Cisco no Brasil, além de ter atuado na Europa e nos Estados Unidos como empreendedor.

Hugo Fragnito

Professor Titular da Unicamp, Diretor do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica da Unicamp, Coordenador da Rede KyaTera, Diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Fotônica para Comunicações Ópticas e membro da coordenação da área de Tecnologias da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada da Fapesp.

René Pestre

É Diretor de Engenharia da Embratel desde 2006. Responsável pelo planejamento, projeto e construção das redes da Embratel o que inclui sistemas ópticos interestaduais e internacionais, rede IP, rede e plataformas de voz, sistemas de energia e de climatização. Responsável também pela homologação de dispositivos que se conectam a essas redes. Anteriormente, foi Diretor de Operações Centralizadas da Embratel. É professor do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense.

Nelson Fujimoto.

Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações desde fevereiro de 2011. É bacharel e licenciado em Geografia e mestre em Geografia Humana pela USP formado em 1995. Atua há mais de 20 anos no setor público. Foi secretário de Administração da Prefeitura do Município de Diadema, em SP, de 1995 a 1996; e secretário-substituto e diretor-geral da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Governo do Rio Grande do Sul, de 2001 a 2002. Antes de assumir a Secretaria de Telecomunicações, foi assessor especial do Gabinete Pessoal do Presidente da República, atuando em projetos de inclusão digital, "Programa Banda Larga nas Escolas" e "Programa Nacional de Banda Larga".

Mario Baumgarten

É responsável pela área de Relações Governamentais da Nokia Siemens Networks na América Latina. Graduado em engenharia eletrônica em 1975 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, conta com diversas especializações e contribuiu no desenvolvimento das telecomunicações brasileiras ao longo das últimas três décadas, tendo ocupado diversos cargos de direção em áreas de vendas, projetos, engenharia, assessoria técnica, marketing estratégico, consultoria geral, CTO e relações corporativas, essencialmente na Siemens Telecomunicações do Brasil e da Alemanha.

Raul Antonio Del Fiol

Engenheiro de Eletrônica pelo ITA, é presidente da Trópico Sistemas e Telecomunicações e membro dos Conselhos de Administração da PROMON e da TELEBRASIL , do Conselho Consultivo da ABINEE e do Conselho Curador da Fundação Casimiro Montenegro Filho. Exerceu funções de direção na TELEPAR, EMBRATEL, TELEBRÁS e PROMON.

Silvio Romero de Lemos Meira

É graduado em eletrônica no ITA (1977), tem Mestrado em Computação na UFPE (1981) e Doutorado em Computação na University of Kent at Canterbury (1985) e é Professor Titular de Engenharia de Software do Centro de Informática da UFPE (de Graduação e Pós-Graduação). Como cientista-chefe do C.E.S.A.R é responsável por descobrir perguntas (ao invés de arranjar respostas) e inovação em geral, além de Presidente do Conselho de Administração do Porto Digital de Pernambuco.

Mário Ripper

Sócio da F&R Engenheiros Associados, Empresa de Consultoria em planejamento estratégico, regulamentação e novas tecnologias no setor de informática e telecomunicações. Entre outras posições executivas foi Diretor de Estratégia e Novos Negócios da Oi (Telemar) e Presidente da Elebra Computadores. Cursou o Programa de Gestão Avançada pela Universidade de Harvard. É PhD em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia - Berkeley. Mestre em Pesquisa Operacional pela Escola Nacional Superior de Aeronáutica de Paris. É Engenheiro Eletrônico pelo ITA.

Virgílio Almeida

É professor titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais e Ph.D. em Ciência da Computação pela Vanderbilt University. Ocupou posições de professor e pesquisador visitante em diversas instituições internacionais, como Universidade de Boston, Universidade Politécnica da Catalunha, Departamento de Ciência da Computação da Poly, Universidade de Nova York, XEROX PARC, HP Research Labs, Santa Fe Institute. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Terceiro Mundo e pesquisador 1A do CNPq. Atualmente é Secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Márcio Luiz Bunte de Carvalho

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), possui mestrado em Ciências da Computação, pela UFMG, e em Industrial Engineering and Operations Research, pela Universidade da California - Berkeley. Atualmente é professor assistente da UFMG, membro do Comitê Gestor do Programa Interministerial para a implantação e manutenção da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e consultor do Ministério da Educação e da Universidade Virtual Pública do Brasil.

Marcelo Motta

É Diretor de Marketing e Soluções da Huawei do Brasil e responsável por novas tecnologias, assuntos regulatórios e marketing, tendo como principal objetivo assistir às operadoras no desenvolvimento de estratégias de evolução de redes e de negócios sustentáveis. Na Huawei desde 2002, já ocupou os cargos de vice-diretor de soluções e de gerente de redes ópticas.
Já trabalhou na Nortel Networks, Siemens e HP. É engenheiro de telecomunicações e mestre em redes de alta velocidade pela Poli-USP. Possui especialização em economia internacional e finanças pela FEA-USP com extensão em economia de empresas pela Universidade de Grenoble na França.

Antônio Carlos Bordeaux Rego

Diretor de Gestão da Inovação do CPqD, onde trabalha desde 1977. Gerenciou vários projetos tecnológicos em telecomunicações, liderou e representou o Brasil em alguns grupos de trabalho da ITU-T e trabalhou como pesquisador visitante em Centros de P&D na Alemanha (IF Deutch Telekom), Japão (NEC) e França (France Telecom).

João Batista Lanari Bó

Diplomata, atualmente Diretor do Departamento de Tecnologias Inovadoras da Secretaria de Inovação do MDIC. Ingressou no serviço exterior em 1980; serviu em Nova York, Tel Aviv, Pequim, Paris (Unesco), Bogotá e Tóquio, tendo trabalhado no MRE em Brasília, no Departamento Cultural, Subsecretaria de Assuntos Políticos e Subsecretaria do Serviço Exterior. Foi também, por dois anos, Assessor Internacional da FINEP, durante a década de 90. Desde 1984 é professor de cinema (em tempo parcial) da Faculdade de Comunicação da UnB.

Nelson Takayanagi

Engenheiro Eletrônico pela Escola Politécnica da USP. Ocupou cargos nas empresas do Sistema Telebrás, no Ministério das Comunicações e na Anatel. Atualmente é Chefe da Assessoria Técnica, ligada à Presidência da Anatel.