Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Antes de comprar
Início do conteúdo da página

Antes de comprar

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2015, 14h13 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 16h51

Antes de comprar um aparelho celular, sugerimos que o consumidor procure observar as orientações a seguir:

  • Adquira aparelhos celulares de uma loja, fornecedor e fabricante confiável, pois, em caso de problemas, você terá a quem recorrer. Veja as orientações sobre o que fazer caso tenha comprado um aparelho irregular equivocadamente.
  • Verifique a presença do selo ou número de certificação da Anatel no corpo do aparelho ou em seu manual de instruções.
  • Confira se o número do IMEI que aparece na tela do celular é o mesmo número do IMEI que aparece na caixa do aparelho. Atenção! Celulares que utilizam mais de um SIM Card possuem um IMEI para cada chip, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs.
  • Veja na nossa ferramenta de consulta se existe alguma irregularidade com o IMEI do aparelho, incluindo restrições por roubo, furto ou extravio.
  • Verifique se o equipamento que você deseja adquirir possui certificação da Anatel.

Caso você não tenha acesso à internet na hora de comprar o aparelho, é possível consultar o número do IMEI pela Central de Atendimento das Operadoras  ou contatando o próprio fabricante do aparelho.

As falsificações têm imitado cada vez melhor os aparelhos originais, podendo enganar até mesmo compradores mais atentos. Alguns vendedores também podem enganar o consumidor emitindo uma nota fiscal falsa. Portanto, quanto mais o consumidor seguir as recomendações acima, maior a probabilidade de ele adquirir um celular legal.

registrado em:
Fim do conteúdo da página