Portal do Consumidor

Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Telefonia Móvel > Direitos > Cobertura e Zona de sombra
Início do conteúdo da página

Cobertura e Zona de Sombra

Publicado: Segunda, 07 de Março de 2016, 15h57 | Última atualização em Quarta, 03 de Agosto de 2016, 16h39 | Acessos: 15407

O consumidor que deseja efetuar ligações a partir de seu celular precisa estar em um local que tenha sinal da sua operadora. É possível descobrir onde estão essas áreas por meio de mapas de cobertura.

Pelas regras da Anatel, a cobertura do serviço de telefonia móvel deve ser de pelo menos 80% da área urbana das sedes dos municípios. O cumprimento dessas obrigações pelas prestadoras é acompanhado periodicamente pela fiscalização da Agência.

Porém, mesmo dentro de uma área de cobertura, há situações em que uma pessoa tem dificuldades ou não consegue efetuar chamadas. Isso pode ocorrer se o usuário estiver em uma zona de sombra, que são áreas com baixo ou nenhum sinal devido à presença de obstáculos que afetam a comunicação entre o aparelho celular e a antena, como construções e montanhas.

Onde consultar?

As prestadoras devem informar sua cobertura em suas páginas na internet. Confira os links para consultá-las:

Fim do conteúdo da página