Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos-Teste 2015
Início do conteúdo da página

Eventos-Teste 2015

Publicado: Segunda, 27 de Julho de 2015, 16h37 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2015, 16h50

O período que antecede os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é marcado por uma série de eventos-teste, quando todos os envolvidos na organização simulam sua atuação como se as Olimpíadas de fato já estivessem acontecendo. É o momento para prever riscos e fazer o ajuste fino das ações.

Durante os Eventos-Teste de Remo (5-9 de agosto) e Hipismo (6-9 de agosto), que ocorrem no Rio de Janeiro, a Anatel realizará as operações planejadas para o período dos Jogos Rio 2016, oportunidade para confirmar o correto planejamento dos procedimentos e processos necessários ao adequado controle do espectro.

As ações incluem o controle de acesso de equipamentos, a realização de testes e o atendimento de casos de interferência.

Teste e Etiquetagem (T&E)

Os testes preliminares tem o objetivo de aferir se os dispositivos de telecomunicações que emitem sinais de RF estão corretamente configurados, em conformidade com os parâmetros descritos na licença ou na autorização de uso temporário de radiofrequências (UTE) emitida pela Anatel.

Quais equipamentos devem ser testados e etiquetados?

Os procedimentos de T&E conduzidos pela Anatel visam minimizar os riscos de interferências e contemplam todos os dispositivos sem fio, tais como: transmissores de mão, microfones sem fio (de mão e de lapela), câmeras sem fio, etc.

Todos os usuários de equipamentos emissores de radiofrequência devem apresentá-los para teste e etiquetagem, acompanhados da respectiva autorização de uso e configurados exclusivamente com a(s) frequência(s) e largura de banda descritas na autorização.

O procedimento também se aplica aos equipamentos que não necessitam de autorização para operar (homologados como radiação restrita).

Datas e locais de realização do T&E

Os testes preliminares e a etiquetagem serão realizados nos postos de controle da Anatel, localizados no Centro Olímpico de Hipismo e no Estádio da Lagoa.

Os postos de controle estarão abertos a partir do dia 3 de agosto, das 8h30 às 17h.

Orientações gerais

Os dispositivos que estiverem configurados conforme a respectiva licença ou autorização serão aprovados e marcados com uma etiqueta indicando que seu transporte e operação naquele local estão autorizados.

A etiqueta "Uso não permitido" será aplicada a todo equipamento que falhar no teste de conformidade e que não puder ter a irregularidade sanada durante o período de testes.

As equipes de segurança serão instruídas para direcionarem quaisquer pessoas operando um dispositivo de telecomunicações não etiquetado para os postos de controle da Anatel nas venues.

A equipe da Anatel, composta por agentes uniformizados, abordará quaisquer pessoas operando equipamentos sem etiquetas ou com a etiqueta de uso não permitido (cuja operação é proibida).
Em caso de dúvidas, entre em contato.

O que fazer em caso de interferência?

Caso suspeite de interferência na operação de seu equipamento, fale com o Service Desk do Rio 2016 pelo número 0800 722 2016.

Com as informações fornecidas, os agentes da Anatel localizados na venue serão acionados e poderão entrar em contato para solucionar o incidente.

Fim do conteúdo da página