Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviço Móvel Pessoal para estrangeiros
Início do conteúdo da página

Serviço Móvel Pessoal para Estrangeiros

Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2013, 09h07 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 15h22

O Serviço Móvel Pessoal no Brasil

No Brasil, o Serviço Móvel Pessoal (SMP), conhecido como Telefonia Móvel, só pode ser ofertado por prestadoras de telecomunicações devidamente autorizadas pela Anatel.

As principais operadoras que atualmente ofertam o SMP são CLARO, OI, TIM e VIVO. Juntas elas atendem a todos os municípios brasileiros. Além dessas, existem a CTBC e a Sercomtel, que atuam em regiões específicas. A Nextel está entrando em operação em todo o território nacional, conforme obrigações definidas em edital.

O Brasil conta com uma rede de telefonia móvel baseada em tecnologias GSM e 3G (WCDMA), em todo o território nacional.

Desde dezembro de 2013, as quatro operadoras nacionais ofertam o serviço com tecnologia 4G (LTE) nas cidades que foram sedes ou subsedes da Copa 2014. A cobertura segue em ampliação desde então. Veja o cronograma no site da Anatel. 

Mais informações a seguir

 

Formas de acesso ao SMP por um estrangeiro visitando o Brasil

O usuário estrangeiro tem à sua disposição diversas formas de utilizar o SMP, dentre as quais destacam-se:

Roaming Internacional: as redes de todas as prestadoras brasileiras podem ser usadas por meio do Roaming Internacional, funcionalidade disponível em todo o País.

Simcard Pré-Pago: o usuário pode adquirir um SIMCARD de uma linha pré-paga de uma das operadoras de SMP brasileiras. A contratação de Plano de Serviço pré-pago pressupõe a apresentação de documentação pelo contratante. O passaporte tem um papel tradicional de documento de identificação, portanto, estrangeiros podem apresenta-lo para a contratação do plano pré-pago. A recarga de créditos pode ser realizada em vários pontos de venda, como supermercados, casas lotéricas, pontos de vendas das prestadoras e bancas de revistas.

 

Faixas de radiofrequências e tecnologias do SMP no Brasil

 *A tecnologia 4G no Brasil opera na faixa de radiofrequência de 2,5 GHz, portanto, para o acesso a essa rede é necessária a utilização de aparelhos telefônicos que funcionem na mesma faixa.

Fim do conteúdo da página