INSTITUTO AYRTON SENNA



O Instituto Ayrton Senna é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, e ações de abrangência nacional, comprometida com a construção de um país onde cada criança tenha o direito de ser criança e onde cada adolescente possa olhar o futuro sem medo. É mantido pelos royalties de todos os contratos de imagem de Ayrton Senna, da marca Senna e do personagem Senninha, doados integralmente por sua família para a instituição.

Presidido por Viviane Senna desde sua inauguração, em julho de 1994, o Instituto dá apoio institucional, técnico e financeiro a instituições e ações dirigidas ao desenvolvimento pessoal e social da infância e da juventude brasileiras, através de atividades de atenção direta, mobilização social e promoção e defesa de direitos, beneficiando atualmente mais de 288 mil crianças e adolescentes em todo o país.

Missão do Instituto: Tendo como fundamento a vida e os ideais de Ayrton Senna, contribuir para a criação de condições e oportunidades para que todas as crianças e adolescentes possam desenvolver plenamente o seu potencial como pessoas e cidadãos.

Viviane Senna é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica em São Paulo, com especialização em Psicologia Junguiana pelo Instituto Sedes Sapientiaes da Universidade Católica. De 1981 a 1996 atuou na área de psicologia clínica como psicoterapeuta de adultos e crianças, como supervisora de grupos de formação e aperfeiçoamento de terapeutas; coordenou grupos de estudos de Psicologia Profunda.

Traz em seu curriculum uma série de homenagens. Entre elas, o troféu "A Crítica - Mérito Rondon - Personalidades do Ano - Prêmio de Lupa pela Infância no Brasil", concedido pelo jornal A Crítica (MT), em março de 2001; "Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo", concedida pelo ministro Paulo Renato Souza, em março de 2000; "Prêmio Unesco - Categoria Juventude e Cidadania", em setembro de 2000; homenagem "Mulheres Destaque Brasil 500 Anos", prestada pela Fundação Dorina Nowill, em setembro de 1999; indicação como um dos 50 futuros líderes latino-americanos no novo milênio, pela CNN Time, em maio de 1999, entre outras.

 

Viviane Senna
Presidente