Portal Setor Regulado

Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Acompanhamento Econômico

Início do conteúdo da página

Início do conteúdo da página

Acompanhamento Econômico

Publicado: Sexta, 30 de Janeiro de 2015, 13h57 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 08h50 | Acessos: 15840

De acordo com o Regimento Interno da Anatel, art. 159, a Superintendência de Competição tem como competência, dentre outras, avaliar a situação e o desenvolvimento econômico-financeiro das prestadoras e do setor de telecomunicações e acompanhar tarifas e preços praticados pelas prestadoras (incisos VIII e IX).  No art. 211, sobre as competências atribuídas à Gerência de Acompanhamento Econômico, o mesmo instrumento normativo dispõe, no inciso I, a atribuição de acompanhar a situação e o desenvolvimento econômico-financeiro das prestadoras e do setor de telecomunicações, elaborando relatório consolidado dos resultados obtidos.

Com objetivo de atender ao disposto no Regimento Interno e prover ao mercado e à sociedade análises e informações relevantes para acompanhamento do setor, foi desenvolvido o Relatório de Acompanhamento Econômico – RAE. O RAE é um conjunto de estudos que visa traçar um panorama do setor de telecomunicações sob o ponto de vista econômico-financeiro. O Relatório tem periodicidade anual e inclui diversos temas, que se concentram em grandes áreas, como competição, rentabilidade, custos, preços e tarifas, oferta e demanda por serviços, e buscam sempre abranger as discussões mais atuais e os desafios da regulação econômica.

No contexto da Competição do Setor de Telecomunicações, constam em destaque nesta área, além do RAE, publicações sobre apresentações relacionadas ao tema.

Referências:

RAE 2013

Apresentações

Fim do conteúdo da página