Portal Setor Regulado

Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Início do conteúdo da página

Início do conteúdo da página


Acesso ao Sistema de Administração de Recursos de Numeração (SAPN)

Publicado: Segunda, 02 de Março de 2015, 12h14 | Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 16h51 | Acessos: 30746

Para solicitar a autorização de acesso ao Sistema de Administração de Recursos de Numeração (SAPN) da Anatel, a Prestadora deverá certificar-se junto à Gerência de Outorga e Licenciamento de Estações (ORLE) que todo o processo de outorga tenha sido concluído. Somente após a conclusão dessa fase é que a Prestadora deverá encaminhar à Agência as solicitações de autorização de acesso ao sistema SAPN, conforme descrito a seguir.

 

PASSO-A-PASSO PARA OBTER A AUTORIZAÇÃO DE ACESSO

1. Cumprido todo o processo de outorga, a Prestadora deverá cadastrar um Peticionamento Eletrônico no sistema de Processo Eletrônico da Agência (SEI) selecionando pelo Tipo de Processo "Numeração: Atribuição, Destinação e Designação".

2. Os seguintes dados deverão constar nessa Carta/ Ofício:  Nome completo do Representante Legal e do Responsável Técnico pela empresa prestadora.

3. Para cada um dos indicados acima, informar:

  • CPF
  • Identidade e Órgão Expedidor
  • Nacionalidade
  • Data de Nascimento (dd/mm/aaaa)
  • Telefone de contato fixo (DDD+Número)
  • Telefone de contato celular (DDD+Número)
  • E-mail de contato na empresa prestadora
  • Endereço de correspondência completo na empresa prestadora
  • CNPJ da Prestadora

Observações importantes:

  1. Para o caso do Representante Legal, a prestadora deverá anexar cópia de documento que comprove essa condição.
  2. A Prestadora deverá listar os usuários para os quais deseja habilitar o acesso ao SAPN, informando, para cada um deles, os mesmos dados relacionados no passo 3.
  3. Após análise e aprovação da solicitação pela ORCN, será enviada automaticamente a Senha de Acesso ao sistema SAPN para os endereços de e-mail informados.
  4. Caso o usuário já possua acesso a outro sistema da Agência, a senha permanecerá a mesma em uso, não havendo a emissão de nova senha.

 

PARA SOLICITAR RECURSOS DE NUMERAÇÃO NO SAPN (1º ACESSO)

Para realizar a solicitação de recursos de numeração, a empresa prestadora deverá acessar o SAPN - Administração do Plano de Numeração.

  • Para se autenticar no sistema SAPN, clicar em Para outras funcionalidades não listadas IDENTIFIQUE-SE;
  • Preencher as caixas: CPF, Senha (enviada previamente pela Anatel), Nova Senha e Confirmação da Nova Senha;
  • Clicar em Entrar para ter acesso ao sistema SAPN. 

A partir desse momento, a empresa prestadora estará habilitada a solicitar os recursos de numeração em caráter precário e limitado, suficientes à realização dos testes de interconexão com as demais prestadoras (código de acesso de usuário em quantidade limitada, códigos para a rede de sinalização OPC/DPC e Routing Number RN1).

Durante a fase de testes de interconexão, a empresa prestadora deverá testar e ativar a sua solução de Portabilidade Numérica, nos termos do Regulamento Geral de Portabilidade, aprovado pela Resolução nº 460, de 19/03/2007.

As dúvidas remanescentes poderão ser sanadas, a qualquer tempo, por meio do cadastro de novo documento, a ser anexado ao processo aberto no sistema SEI, selecionando a opção de Peticionamento "Intercorrente" e informando o número do processo aberto conforme descrito no passo 1 desta orientação.

Fim do conteúdo da página