Portal Setor Regulado

Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Radioamador > Operador Radiotelefonista e Radiotelegrafista

Início do conteúdo da página

Início do conteúdo da página

Operador Radiotelefonista e Radiotelegrafista

Publicado: Quarta, 04 de Fevereiro de 2015, 13h50 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2016, 15h39 | Acessos: 21980

Para obter o Certificado de Operador Radiotelefonista (geral RF/G ou restrito RF/R), o interessado deve obter aprovação nos exames correspondentes, conforme legislação vigente.

O interessado deve acessar o Sistema SEC, consultar a agenda de prova disponível e solicitar sua inscrição. Essa inscrição é gratuita. Para acessar o SEC é necessário cadastrar-se em Ainda não sou cadastrado.

Para consultar a agenda no SEC, clique em Menu Principal, depois em Agenda e por fim em Consultar. Para efetuar a inscrição, clique em Menu Principal, depois em Prova e por fim em Incluir.

Se o requerente for menor de 18 anos, a inscrição deve ser solicitada pelo seu representante legal. A documentação exigida neste caso é:

  • Documento solicitando a inscrição na prova para obtenção do Certificado de Operador Radiotelefonista assinado pelo representante legal
  • Cópia autenticada dos documentos de identidade (do menor e do representante legal)
  • Cópias simples dos CPFs (do menor e do representante legal)

A Anatel faculta aos interessados o conhecimento prévio das questões; para isto, elaborou três manuais contendo as questões que poderão ser usadas para a composição das provas.

O Certificado de Operador Radiotelefonista pode ser obtido por qualquer pessoa física residente no Brasil e é expedido pelo valor de R$ 8,85. O Certificado é intransferível, tem prazo de validade indeterminado. 

Manuais de questões

Noções de legislação de radiocomunicações
Manual de questões - Legislação - Radiotelefonista e Radiotelegrafista.

Operação radiotelefônica
Manual de questões - Operação radiotelefônica - Radiotelefonista e Radiotelegrafista.

Conhecimentos técnicos I
Manual de questões - Conhecimento técnico - Radiotelefonista e Radiotelegrafista.

Legislação

Instrução N.º 08/84-Dentel, publicada no DOU de 17/12/1984
Estabelece condições e procedimentos para obtenção de certificados de radiotelegrafista e radiotelefonista com habilitação para operar estação de serviço móvel marítimo e móvel aeronáutico.

Instrução Interna N.º 04/87-Dentel, de 27 de abril de 1987
Estabelece critérios para expedição de Certificado de Operador de Radiotelegrafia ou Radiotelefonia para estrangeiros admitidos no País com visto permanente.

Formulário

Requerimento para Expedição de Certificado
Requerimento para Expedição de Certificado de Operador Radiotelefonista ou Radiotelegrafista.

 

Fim do conteúdo da página