Portal Setor Regulado

Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ranking de Acessibilidade

Início do conteúdo da página

Início do conteúdo da página


Ranking de Acessibilidade

Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 08h03 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 08h12 | Acessos: 1656

Pela primeira vez, a Anatel divulga a classificação comparativa entre as prestadoras de serviços de telecomunicações, de acordo com as ações de acessibilidade por elas promovidas, visando à melhoria do atendimento às pessoas com deficiência.

O Ranking de acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade - RGA (Resolução nº 667/2016), e é resultado de diversas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2018, as quais verificaram os seguinte indicadores: Acessibilidade na Página da Internet (API); Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA); e Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA). Além disso, também foram consideradas as Ações Voluntárias que incentivem/divulguem/assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI). As 5 (cinco) maiores prestadoras foram fiscalizadas: Claro, Oi, SKY, VIVO e TIM.

De acordo com as fiscalizações e os cálculos efetuados pela Anatel, a vencedora do Ranking de Acessibilidade 2019 é a TIM S.A, considerando todos os itens avaliados. A classificação geral segue abaixo:

Posição no Ranking

Prestadora

1º lugar

TIM

2º lugar

Vivo

3º lugar

Oi

4º lugar

Sky

5º lugar

Claro

 

Em relação a cada indicador verificado (API, ASA, ERA e AVI), as prestadoras melhor avaliadas são as seguintes:

Classificação

API

ASA

ERA

AVI

TIM

Vivo

Oi

TIM

SKY

SKY

Vivo

VIVO

Claro

Claro

TIM

CLARO Oi SKY

Oi

TIM

Claro

Vivo

Oi

SKY

 

A prestadora TIM S.A receberá o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2019 no dia 16 de abril, às 14 horas no miniauditório do Edifício da Anatel sede (SAUS Quadra 6), em Brasília. O evento contará com palestras de autoridades de órgãos nacionais e internacionais do setor de telecomunicações, e será uma oportunidade para discussões sobre serviços mais acessíveis às pessoas com deficiência.  

Fim do conteúdo da página