Portal Setor Regulado

Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviço Móvel Marítimo > Identificação do Serviço Móvel Marítimo

Início do conteúdo da página

Início do conteúdo da página


Identificação do Serviço Móvel Marítimo

Publicado: Quinta, 05 de Fevereiro de 2015, 14h41 | Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2015, 18h00 | Acessos: 8567

A União Internacional de Telecomunicações (UIT), por meio da Recomendação 585-2 do UITR, considerando a necessidade de uma identificação única para as embarcações para fins de telecomunicações e a necessidade dessa identificação ser utilizada em sistemas automáticos, recomendou:

1. que os navios SOLAS e outras embarcações equipadas com sistemas de radiocomunicação automático, incluindo Chamada Seletiva Digital e/ou que tenha dispositivos do GMDSS devem ter consignado uma identificação de navio, na forma do seu anexo I.

2. que as estações costeiras e de navio usando Código Morse podem continuar utilizando os indicativos de chamada alfanuméricos existentes.

O MMSI (do inglês Maritime Mobile Service Identity) é uma espécie de identidade de cada navio. É formado por uma série de nove dígitos transmitidos pelos sistemas de rádio de forma a identificar unicamente estações de navio, estações terrenas a bordo de navios, estações costeiras, estações terrenas costeiras e chamadas em grupo. Essas identificações são formadas de modo que a identidade, ou parte dela, possa ser usada por usuários de telefone ou telex conectados às redes telefônicas comuns, permitindo chamar as estações de navio automaticamente. A identidade deve ser inserida nos recursos do GMDSS que o navio SOLAS possuir (EPIRB , INMARSAT , DSC ). Navios não SOLAS mas que tenham recursos do GMDSS devem inserir em seus equipamentos um MMSI.

 

Fim do conteúdo da página