Inicial » Mais notícias » TV por Assinatura alcança mais de 10 milhões de domicílios em fevereiro  

Mais notícias

TV por Assinatura alcança mais de 10 milhões de domicílios em fevereiro
28 de March de 2011

Com 251.732 novos assinantes em fevereiro, o Brasil encerrou o segundo mês de 2011 com 10.176.149 domicílios atendidos com TV por Assinatura, o equivalente a uma penetração de 17,0% das residências do país. O crescimento observado em fevereiro representa uma evolução de 2,5% em relação à base de assinantes do mês de janeiro. Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 pessoas)¹, os Serviços de TV por Assinatura alcançaram mais de 33,6 milhões de brasileiros.

Ano Total de Assinantes De  janeiro a dezembro Crescimento Anual (%) Crescimento
absoluto no mês de fevereiro
Crescimento percentual no mês de fevereiro
2006 4.583.125 406.767 9,70% 27.916 0,67%
2007 5.348.571 765.446 16,70% 49.431 1,07%
2008 6.320.852 972.281 18,18% 57.191 1,07%
2009 7.473.476 1.152.624 18,24% 72.062 1,13%
2010 9.768.993 2.295.517 30,72% 101.854 1,34%
Fevereiro de 2011 10.176.149 - - 251.732 2,54%

Os serviços de TV por Assinatura são prestados através de sinais codificados por diferentes tecnologias: por meios físicos (Cabo - TVC), por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH).

Em fevereiro de 2011, os serviços prestados via satélite cresceram 4,3% ante uma evolução de 3,1% no mês anterior. O número de assinantes que recebe os serviços via cabo cresceu 1,1% em fevereiro, desempenho superior ao crescimento de 0,5% registrado em janeiro. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 0,7% de sua base de assinantes no mesmo período.²

Crescimento percentual, por tecnologia (janeiro e fevereiro de 2011)

Como consequência da contínua expansão dos serviços de DTH, em fevereiro houve nova ampliação da participação dos serviços prestados via satélite no mercado de TV por Assinatura: em fevereiro deste ano, a participação do DTH atingiu 47,3% da base e os serviços a cabo passaram a atender 49,7% dos assinantes. No início de 2010, no mês de fevereiro, os serviços DTH representavam 37,9% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 57,6% de market share, conforme divulgado naquele mês.

Participação de cada tecnologia no setor de TV por Assinatura (fevereiro de 2010 a fevereiro de 2011)

Penetração dos Serviços de TV por Assinatura

Em fevereiro de 2011, os serviços de TV por Assinatura estavam presentes em 17 de cada 100 domicílios no país, de acordo com estimativas desta Agência, a partir das informações de número de domicílios divulgadas pelo IBGE ³. A Região Sudeste apresentou densidade próxima a 25% de domicílios com TV por Assinatura.

Densidade dos serviços de TV por Assinatura, por região, fevereiro de 2011 (assinantes por 100 domicílios)

Entre as Unidades da Federação, destacam-se o Distrito Federal e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas, por terem registrado desempenho acima da média nacional, quanto à densidade dos serviços.

Densidade dos serviços de TV por Assinatura, por Unidade da Federação, fevereiro de 2011 (assinantes por 100 domicílios)

Especificamente em relação aos serviços prestados por meios físicos, via TV a Cabo, fevereiro alcançou 16.910.275 domicílios "cabeados" (Home Passed), ou seja, com infraestrutura disponível para a prestação dos serviços via cabo. Como foram registrados, neste mesmo mês, 5.060.498 domicílios com serviços ativos de TV a Cabo, conclui-se que 30% dos domicílios com potencial para receber TV por Assinatura via cabo, aproximadamente, já possuem os serviços prestados através desta tecnologia. O dado também revela o potencial de expansão da TV por Assinatura prestada via cabo utilizando-se a infraestrutura já existente.

Evolução nas Grandes Regiões e UFs

Seguindo a tendência observada ao longo de 2010, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Peste cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses. O menor crescimento, em igual período, foi observado na região Sul, acompanhada pela região Sudeste, com percentuais de crescimento anual abaixo da média nacional.

Região fevereiro de 2010 fevereiro de 2011 Crescimento percentual
Norte 235.070 364.660 55,1%
Nordeste 668.939 1.034.082 54,6%
Centro-Oeste 458.289 611.699 33,5%
Sudeste 5.149.659 6.637.947 28,9%
Sul 1.213.286 1.527.761 25,9%
Brasil 7.725.243 10.176.149 31,7%

Consequentemente, as 10 Unidades da Federação que apresentaram maior crescimento percentual nos últimos 12 meses pertencem às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

UF fevereiro de 2010 fevereiro de 2011 Crescimento percentual
Piauí 16.696 29.795 78,46%
Bahia 169.884 300.141 76,67%
Maranhão 48.319 83.746 73,32%
Roraima 9.561 16.524 72,83%
Pará 60.797 104.712 72,23%
Tocantins 9.416 15.983 69,74%
Amapá 14.405 24.008 66,66%
Acre 8.343 13.104 57,07%
Mato Grosso 47.086 72.132 53,19%
Rondônia 22.362 33.610 50,30%

A consolidação dos números mensais dos serviços de TV por Assinatura está disponível no portal da Anatel, na visão "Informações Técnicas", item "TV por Assinatura", "Consolidação dos Serviços de TV por Assinatura no Brasil". O "Panorama dos Serviços de TV por Assinatura" - com a relação de prestadoras, áreas de prestação e municípios cobertos - também está disponível no mesmo caminho e é atualizado trimestralmente.

Mapa de TV por Assinatura

Em complemento às informações setoriais de TV por Assinatura divulgadas mensalmente, a Anatel disponibiliza na internet o Mapa de TV por Assinatura, uma ferramenta do Sistema de Acompanhamento das Obrigações das Prestadoras de TV por Assinatura (Satva). Para acessar o Mapa, basta navegar pelo portal da Anatel, dentro da aba "Informações Técnicas", "TV por Assinatura", "Mapa de TV por Assinatura". 

¹ O número médio de 3,3 pessoas por domicílio no Brasil é informado pelo IBGE na Síntese de Indicadores Sociais - 2010 - Tabela 3.1, disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2010/SIS_2010.pdf
² Não foram considerados o Serviço Especial de Televisão por Assinatura (TVA - UHF).
³ O indicador "Densidade dos serviços de TV por Assinatura" é a relação percentual entre o número de assinantes e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais.