Inicial » Mais notícias » Anatel considera positiva a aprovação do PLC 116  

Mais notícias

Anatel considera positiva a aprovação do PLC 116
17 de August de 2011

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entende que a aprovação do Projeto de Lei da Câmara 116 pelo Senado é positiva para a população brasileira, principalmente para as classes de renda mais baixa.

O texto aprovado contém dispositivos que incentivam a ampliação dos serviços de televisão por assinatura e a expansão da infraestrutura essencial para a massificação da internet em banda larga em todo o território nacional, em um ambiente de maior competição, no qual se espera redução de preços aos usuários.

A Anatel colaborou, no âmbito de suas competências, para a elaboração e os debates do projeto no Congresso Nacional, na busca da abertura deste mercado e da eliminação de barreiras a novos investimentos, fundamentais para o desafio de implantar novas redes convergentes  de telecomunicações.

Essas redes são essenciais para o crescimento social, econômico, tecnológico e cultural do País, uma vez que permitem novos negócios, a geração de empregos e renda, a inclusão digital, o livre trânsito de informações e o incentivo à pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação.

O projeto aprovado no Congresso preserva as competências da Anatel na regulamentação e na fiscalização dos serviços de distribuição de conteúdos audiovisuais, com a criação do Serviço de Acesso Condicionado (SAC), que englobará todas as formas e tecnologias de distribuição desses conteúdos para os assinantes deste serviço.

A minuta do Regulamento do Serviço de Acesso Condicionado está em fase final de elaboração, com base na versão aprovada na Câmara e que não sofreu modificações no Senado. Por isso, a Anatel tem condições de concluir a regulamentação da nova lei antes do prazo legal de 180 dias.

É preciso, porém, aguardar a sanção presidencial do projeto, para eventuais ajustes na minuta, a ser encaminhada para apreciação do Conselho Diretor da Anatel.