Inicial » Mais notícias » Programa permite que usuário avalie a qualidade da internet fixa  

Mais notícias

Programa permite que usuário avalie a qualidade da internet fixa
28 de February de 2012

O superintendente de Serviços Privados, Bruno Ramos, em entrevista coletiva sobre a qualidade dos serviçosA partir de amanhã, 29, os usuários poderão medir a qualidade de sua conexão à internet por meio de um programa disponível nos sites das prestadoras Oi, Net, Telefônica, GVT, CTBC Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.  

A medida consta da Resolução Anatel nº 574, de 28 de outubro de 2011, que aprovou o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM).  

O regulamento da Agência estabelece padrões de qualidade para o serviço, de forma a promover a progressiva melhoria da experiência do usuário em aspectos relacionados ao atendimento e ao desempenho das conexões de banda larga fixa.  

O software de medição é gratuito e deve estar disponível para os usuários, em local de destaque, nos sites das prestadoras com mais de 50 mil acessos em serviço.  

O programa permitirá que o usuário tenha acesso aos resultados de cada medição, os quais deverão apresentar, no mínimo, os seguintes parâmetros de sua conexão à internet:  

· data e hora da medição

. localização da medição

· velocidade instantânea

· latência bidirecional

· variação de latência (jitter)

· taxa de perda de pacotes

As medições poderão ser realizadas pelo próprio usuário, o que lhe proporcionará transparência e controle sobre as condições de fruição do serviço contratualmente previstas.

As prestadoras devem ainda disponibilizar uma cartilha informativa contendo a descrição dos parâmetros de qualidade medidos, bem como instruções sobre a correta utilização do software.

Notícias relacionadas

31/10/2011 -  Anatel publica regulamento com padrões mínimos de qualidade para internet fixa

27/10/2011 -  Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa