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Números de telefones móveis da área 11 terão nove dígitos a partir de domingo
27 de July de 2012

Gerente da Anatel Adeilson Nascimento e publico na coletiva do nono dígito

Os números dos telefones móveis dos 64 municípios da área 11 receberão um dígito a mais a partir de 29 de julho de 2012. Será acrescentado o dígito "9" à esquerda de todos os números atuais, que passarão a contar com o formato 9XXXX-XXXX. A área 11 abrange grande parte do Estado de São Paulo, como a capital e os municípios integrantes de sua região metropolitana.

Com a medida, a capacidade de numeração da área 11 aumentará de 44 milhões para 90 milhões de números. Atualmente, há 34,2 milhões de acessos móveis ativos e oito milhões em estoque nas prestadoras. Desta forma, 95% dos números possíveis na área 11 foram atribuídos e 77% estão em uso.

O nono dígito não será adicionado aos números utilizados em serviços que utilizam operações tipo despacho, ou seja, conexão direta via rádio.

Por um tempo determinado as ligações com 8 dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e usuários. Gradualmente, haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período, as chamadas com 8 dígitos não serão completadas.

O nono dígito deve ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que ligam para telefones móveis da área 11, independentemente da sua área de origem. Ou seja, quem ligar de outros Estados para celulares da área 11 também deverá marcar os nove dígitos para que a chamada seja completada.

O assunto foi tema de entrevista coletiva do gerente de Acompanhamento e Controle das Obrigações de Interconexão da Anatel, Adeilson Evangelista Nascimento, no Escritório Regional da Agência em São Paulo.

Perguntas frequêntes

1. Por que os números de celulares terão o nono dígito?

Por uma decisão da Anatel, através da Resolução nº 553/10, para aumentar a disponibilidade de números de telefones móveis (celulares) e atender à crescente demanda de novos usuários na região metropolitana de São Paulo, pertencente ao DDD 11.

2. O nono dígito será adicionado nos números de todo o Brasil?

O nono dígito será implementado em todo o País, contudo, ainda não há prazo para essa implementação.

Por enquanto, o nono dígito será implementado apenas no Estado de São Paulo, nos municípios que possuem o DDD 11.

3. Quando os telefones móveis no DDD11 terão nove dígitos?

A partir de 29 de julho de 2012, todos os clientes de telefones móveis (celulares) terão seus números alterados para 9 (nove) dígitos.

4. Qual o dígito será adicionado à frente dos números de telefones móveis (celulares)?

O dígito 9 (nove) será acrescentado à frente dos números atuais.

Exemplo: 9XXXX-XXXX

5. O que acontecerá com os números de telefones móveis iniciados pelo dígito 5?

Sofrerão a mesma alteração que os iniciados com outros números, com a adição de um "9" à esquerda.

Exemplo: 95XXX-XXXX

6. Os números dos telefones fixos também irão mudar?

Não. Apenas os usuários de telefonia móvel no DDD 11 terão o dígito 9 adicionado a seus números. Os telefones fixos continuarão com 8 dígitos.

7. O usuário de telefone fixo também terá de discar o nono dígito para chamadas a telefones móveis da área 11?

Sim. Quem ligar de qualquer telefone - seja fixo ou móvel - para um celular da área 11 terá de discar o nono dígito para que a ligação seja completada.

8. Como serão feitas as ligações de outros Estados para os telefones móveis da área 11?

Da mesma forma como são feitas hoje, mas com a inclusão do nono dígito.

Exemplo: 0 + Código da Operadora + 11 + 9XXXX-XXXX

9. As ligações serão completadas caso não seja incluído o número 9?

Por um tempo determinado as ligações com 8 dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e usuário. Gradualmente haverá interceptações e o usuário receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período, as chamadas com 8 dígitos não serão completadas. Veja abaixo:

10. O que ocorrerá 50 dias após o dia 29 de julho de 2012 (quando a numeração será alterada)?

As chamadas feitas para números do DDD 11 usando números com 8 dígitos não serão mais completadas e o assinante será orientado a usar a nova numeração.

As mensagens, SMS e MMS não serão enviadas se forem marcadas com 8 dígitos.

11. O que ocorrerá 170 dias após o dia 29 de julho de 2012?

As chamadas feitas para números do DDD 11 usando números com 8 dígitos receberão a mensagem de número inexistente, sem qualquer orientação sobre a nova forma de marcação.

12. O nono dígito poder ser adotado em outras áreas de numeração? Quais e quando?

Sim. A Resolução n.º 553/2010 da Anatel determinou a implementação do nono dígito em todo o Brasil. Porém, não há data prevista para que esta mudança ocorra nos demais DDDs.

13. O cliente tem um pedido de portabilidade pendente. O que acontecerá com ele?

O processo de portabilidade acontecerá normalmente.

14. O cliente pode optar por manter meu número atual sem mudá-lo?

Não. A mudança é obrigatória e afetará todos os clientes do DDD 11 das operadoras. Ou seja, todos os clientes terão o 9 adicionado em seus números.

15. O que irá acontecer com os créditos do cliente quando o número for mudado?

O saldo dos assinantes, em créditos, nos telefones pré-pagos, não será alterado pela mudança da numeração.

16. A mudança de número custa algo?

Não, ela é gratuita e de responsabilidade das operadoras.

17. Quem irá providenciar a alteração da agenda do cliente?

Cabe ao próprio cliente providenciar essa mudança em sua agenda de contatos.

18. O nono dígito será adicionado a todas as empresas de telefonia móvel (celulares)?

As empresas que prestam Serviço Móvel Especializado, regido pela Resolução n.º 404/05 da Anatel, e que utilizam operações tipo despacho, ou seja, conexão direta via rádios, não sofrerão alteração em seu número de telefonia móvel.

19. Os números de rádio irão mudar?

Não. Os números que são usados como terminais de rádio não irão mudar.

20. O que acontecerá quando um cliente chamar um número de rádio colocando o número 9 na frente, como se ele também tivesse sido alterado para 9 dígitos?

O cliente ouvirá, por um período determinado, uma mensagem que informará que o número NÃO mudou e que o cliente terá que fazer a ligação novamente, com o número correto - nesse caso, com 8 dígitos.

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