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Acesse dados abertos da Pesquisa de Satisfação e Qualidade

Publicado: Sexta, 08 de Setembro de 2017, 14h53 | Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2020, 11h45 | Acessos: 1655

Está disponível no portal brasileiro de dados abertos o banco de dados da pesquisa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que mede a satisfação dos consumidores e a qualidade percebida por esses usuários com relação aos serviços de telecomunicações. As informações podem ser consultadas no endereço www.dados.gov.br/organization/agencia-nacional-de-telecomunicacoes-anatel.

Segundo Andreza de Oliveira Lima, coordenadora de processo de pesquisa e estatística da Superintendência de Relações com Consumidores da Anatel, a proposta de disponibilizar esses dados amplia o acesso da população ao trabalho desenvolvido pela Agência. “Nós temos recebido alguns pedidos de e-SIC (sistema eletrônico do serviço de informação ao cidadão) de pesquisadores que precisam da base para desenvolver trabalhos de mestrado, por exemplo”, relata a servidora. “Agora essa busca fica mais fácil, não só para quem trabalha com esse tema, mas também para qualquer cidadão que tiver interesse em saber mais sobre a pesquisa”.

A partir da pesquisa, a Anatel coleta informações para aperfeiçoar o trabalho da Agência e possibilita aos consumidores subsídios na hora de decidir qual prestadora contratar. Atualmente, consumidores de serviços de telecomunicações estão sendo entrevistados para dar base ao processo. A Anatel é responsável por elaborar os questionários que são aplicados, calcular o tamanho das amostras e sortear quais consumidores são entrevistados, além de supervisionar a pesquisa. Os resultados da pesquisa deste ano deverão ser divulgados no 1º trimestre de 2018.

Cerca de 140 mil consumidores de telecomunicações em todo o país devem ser entrevistados por meio de ligações telefônicas até novembro. Os consumidores são questionados sobre a satisfação com a prestação dos serviços; os canais de atendimento; o atendimento telefônico; oferta e contratação; funcionamento; cobrança/recarga; reparo e instalação; e capacidade de resolução de problema.

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