Ir direto para menu de acessibilidade.
> Consumidor > Concurso Prática Inovadora > Chamadas > Anatel lança aplicativo que possibilita consultar qualidade da telefonia celular

Anatel lança aplicativo que possibilita consultar qualidade da telefonia celular

Publicado: Terça, 21 de Outubro de 2014, 13h41 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 08h36 | Acessos: 11828

A Anatel lançou aplicativo que permite consultar a qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular. O APP Serviço Móvel está disponível para celulares com sistemas Android e iOS, nas lojas de aplicativos Google Play e Apple App Store, respectivamente. "Com o aplicativo, o usuário tem mais informações para escolher entre as prestadoras", disse o presidente da Anatel, João Rezende, durante a coletiva de lançamento, no evento Futurecom, em São Paulo.

Com o novo aplicativo, o consumidor poderá consultar a qualidade dos serviços de voz e de dados nas redes das operadoras do serviço móvel em todos os municípios brasileiros. O usuário poderá consultar o ranking das operadoras, construído a partir dos indicadores de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão aferidos. Será possível, ainda, acompanhar a evolução da qualidade de cada operadora a partir da consulta ao histórico desses indicadores em intervalos de até 12 meses.

O aplicativo permite também que o usuário visualize em um mapa as estações licenciadas e em funcionamento e suas respectivas tecnologias (2G, 3G e 4G), por operadora. Com isso, os usuários poderão se informar melhor sobre a disponibilidade do serviço. 

Também é possível realizar a consulta por meio de uma versão web do aplicativo disponível em http://gatewaysiec.anatel.gov.br/mobileanatel/.

Assista ao tutorial do aplicativo.

registrado em: