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FALE CONOSCO

Anatel moderniza canal para reclamações pela Internet

Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2015, 11h08 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 08h36 | Acessos: 143881

Já está em funcionamento a nova interface do sistema Fale Conosco, que possibilita ao consumidor registrar via Internet, na Anatel, reclamações contra as prestadoras de serviços de telecomunicações.

Na nova versão da interface, disponível em www.anatel.gov.br/consumidor, tanto a navegação quanto a alteração de dados cadastrais estão mais simples e intuitivas. Termos eminentemente técnicos foram substituídos por outros que refletissem de forma mais inteligível os problemas enfrentados pelos consumidores. Além disso, as possibilidades de registro no sistema foram reduzidas de 3 mil para 300, simplificando a escolha das opções corretas pelo usuário.

A mudança na interface do Fale Conosco está alinhada a uma estratégia de modernização dos canais de atendimento ao consumidor, na qual o atendimento via Internet deve ocupar um lugar de cada vez mais destaque.

Os registros de reclamações feitos pelos usuários junto à Anatel via Internet vem crescendo consistentemente nos últimos anos. As reclamações que chegavam à Agência via web representavam, no 2º semestre de 2012, 14,81% do total. Já no 2º semestre de 2014 essa participação dos registros feitos por meio do Fale Conosco subiu para 26,16% do total. Espera-se que as inovações trazidas pelo novo Fale Conosco promovam um crescimento do uso do canal ainda mais acentuado nos próximos meses.

No mesmo sentido, a Agência vem ainda trabalhando na criação de um aplicativo que permitirá aos consumidores registrar reclamações no Fale Conosco de seu próprio dispositivo móvel.

O lançamento da nova versão do Fale Conosco coincide com a entrada em vigor de dispositivos do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC) que obrigam as prestadoras a disponibilizar em suas páginas na Internet um Espaço Reservado ao consumidor. Trata-se de uma ferramenta pela qual realizar é possível online uma série de ações como, por exemplo, registrar reclamações, solicitar serviços ou pedidos de informação, rescindir o contrato, ou qualquer outra demanda relacionada ao serviço da Prestadora.

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