Ir direto para menu de acessibilidade.
> Consumidor > Concurso Prática Inovadora > Chamadas > Desligamento do sinal analógico de TV em Brasília e entorno está próximo

Desligamento do sinal analógico de TV em Brasília e entorno está próximo

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 10h58 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 08h36 | Acessos: 6723

A partir de 17 de novembro, o sinal de TV no Distrito Federal será apenas Digital. Naquele dia, terminará o processo de desligamento da TV analógica, e o consumidor receberá a programação apenas no formato digital, com mais qualidade de som e imagem.

Depois que o desligamento ocorrer, quem tentar assistir à TV com um aparelho analógico sem conversor digital verá uma mensagem na tela informando como ter acesso ao novo sinal. Porém, no caso das retransmissoras, que não geram conteúdo, a transmissão será simplesmente interrompida.

Todas as dúvidas sobre a TV digital podem ser tiradas pelo telefone 147 ou pelo site Seja Digital.

Para assistir aos canais digitais, é necessário que seu aparelho de TV esteja apto a receber o sinal nesse formato. Também pode ser necessário usar uma antena. TVs de plasma, LCD e LED que tenham o selo “DTV” são digitais, independente do ano de fabricação. Porém, se sua TV de tela fina não tem esse selo e foi produzida em 2010 ou antes, confira o manual ou entre em contato com o fabricante para confirmar.

 

Quem tem uma TV de tubo – aquelas televisões que, vistas de lado, são largas – precisa adquirir um conversor de TV digital compatível com o modelo do seu aparelho. Vale lembrar que cada TV precisa de um conversor individual. Também é necessário ter uma antena própria para a TV digital.

Famílias inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal, incluindo o Bolsa Família, na região do Distrito Federal e Entorno, receberão kits gratuitos com antena e conversor. É possível agendar a retirada do kit pelo site Seja Digital.

O desligamento da TV analógica vai favorecer a ampliação da internet 4G, que passará a utilizar a faixa de 700 MHz então usada para transmitir os sinais da TV analógica.

Além do DF, o desligamento abrangerá munícipios do entorno: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. A mudança afetará 25 canais de radiodifusão, sendo 13 geradoras (estação de TV que transmite programas feitos em seus próprios estúdios) e 12 retransmissoras.  

A Anatel, a Associação Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD) e o Governo do Distrito Federal (GDF) são signatários de um Acordo de Cooperação Técnica para promover ações de informação, sensibilização e preparo da população do DF para o processo de transição da TV analógica para a digital. O acordo foi publicado em 14 de outubro no Diário Oficial da União.

 Documentos relacionados

Acordo de Cooperação nº 01/2016 

Plano de Trabalho - Anexo ao Acordo de Cooperação nº 01/2016  

registrado em: