Ir direto para menu de acessibilidade.
> Consumidor > Concurso Prática Inovadora > Chamadas > Sinal analógico de TV será desligado em Salvador e Fortaleza na quarta-feira, 27/9
TV DIGITAL

Sinal analógico de TV será desligado em Salvador e Fortaleza na quarta-feira, 27/9

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 14h54 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 08h36 | Acessos: 4646

Pela primeira vez, o sinal analógico de TV será divulgado em duas capitais simultaneamente: Salvador (BA) e Fortaleza (CE), nesta quarta-feira.  Em ambas, foi atingido o percentual necessário de pessoas aptas a receber a transmissão digital para que aconteça a mudança: em Salvador, o percentual dos domicílios com sinal digital chegou a 93% e, em Fortaleza, a 92%. Esses dados foram divulgados pelo Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired).

Além desses municípios, outros vizinhos a eles deixarão de ter acesso aos sinais analógicos. Na Bahia, as seguintes cidades também vão passar pela mudança: Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz. Já no Ceará, além da capital, o sinal analógico será desligado nas cidades de Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Para o consumidor, a mudança traz vantagens como: imagem mais nítida, som com maior qualidade, fim dos ruídos e interferências e possibilidade de acesso a conteúdos com recursos de interatividade. O desligamento dos sinais analógicos viabilizará, ainda, a operação de internet 4G nesses municípios.

O desligamento dos sinais em Juazeiro do Norte (CE) e Sobral (CE) também estava previsto para o dia 27, porém o percentual mínimo não foi alcançado nesses municípios. Por decisão do Gired, a transição nessas localidades foi adiada para fevereiro de 2018.

Ficou interessado no desligamento da TV analógica? Leia mais sobre essa mudança e os seus direitos.

 

O sinal analógico na minha cidade vai ser desligado. O que devo fazer?

Para a digitalização de seu aparelho é preciso ter um conversor e uma antena apropriada. Mas atenção! Os aparelhos fabricados após 2010 já vêm com conversor embutido, necessitando apenas da antena.

Para conferir mais informações sobre o desligamento do sinal analógico no Brasil e descobrir como digitalizar sua TV, acesse o portal Seja Digital.

 

Você sabia?

Se você é beneficiário de algum programa social do Governo Federal, você tem direito a receber um kit gratuito, composto por uma antena e um conversor, que precisam ser instalados para que o aparelho de televisão antigo possa exibir a programação de TV transmitida pelo sinal digital.

Entenda melhor como funcionam os kits no portal Seja Digital.