Ir direto para menu de acessibilidade.
> Consumidor > Concurso Prática Inovadora > Chamadas > Audiência pública na Câmara debate bloqueio de celulares irregulares
AUDIÊNCIA PÚBLICA

Audiência pública na Câmara debate bloqueio de celulares irregulares

Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 16h25 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 08h36 | Acessos: 4440

A Anatel participou, na última terça-feira (17), de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o bloqueio de aparelhos celulares irregulares no Brasil. O debate foi organizado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) e contou com a presença de Nilo Pasquali, gerente de regulamentação da Superintendência de Planejamento e Regulamentação (SPR) da Anatel.

Pasquali destacou a importância da certificação de celulares pela Agência, alertando que aparelhos irregulares utilizam componentes de qualidade inferior – quando comparados ao celular legal – e que, por isso, são inseguros, podendo até explodir e colocar em risco a integridade do consumidor. “O propósito [da certificação] é garantir a compatibilidade e segurança para o consumidor”, afirmou o gerente.

No encontro, também foi abordado o projeto Celular Legal, iniciativa desenvolvida pela Anatel para incentivar a utilização de aparelhos regulares. Trata-se de uma série de ações educativas e preventivas com o intuito de conscientizar a população para usar celulares certificados ou com certificação aceita pela Anatel. Além dessas medidas, outra novidade do projeto é uma ferramenta de consulta – criada em parceria entre empresas de telefonia, fabricantes e a Anatel – que permite consultar se um aparelho é regular. Para saber mais, acesse www.anatel.gov.br/celularlegal.

A apresentação da Anatel na audiência pública está disponível no portal da Câmara dos Deputados.