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DIÁLOGO COM A SOCIEDADE

Anatel dialoga com a sociedade para esclarecer direitos do consumidor

Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 11h13 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 08h36 | Acessos: 3204

O escritório regional da Anatel no Rio de janeiro vem participando de diversos eventos de interesse público para orientar a população local sobre direitos do consumidor de telecomunicações. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) e dá continuidade ao trabalho iniciado em março, na ocasião do Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15/3.

Na semana anterior, nos dias 12 e 13 de abril, a equipe da Agência no Rio de Janeiro realizou uma palestra para alunos da Rede Municipal de Educação de Queimados-RJ, ministrada no Teatro-Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha. Crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio de diversas escolas e estudantes da modalidade de ensino Educação para Jovens e Adultos (EJA) participaram da ação, que englobou instituições da zona urbana e também de áreas rurais do município.  

Escritório da Anatel no Rio realiza palestra para alunos da Rede Municipal de Educação de Queimados-RJ Escritório da Anatel no Rio realiza palestra para alunos da Rede Municipal de Educação de Queimados-RJ

A apresentação contou um pouco da história do telefone e das telecomunicações no Brasil e no mundo, além de informar sobre o papel da Anatel no desenvolvimento e regulação do setor no Brasil. Rui Barbosa de Souza, coordenador de processo da Agência no Rio, conta que se sentiu privilegiado por poder levar conhecimentos do setor para alunos da rede. “Uma palestra deste tipo não muda a realidade imediata dos jovens, mas abre a visão de mundo deles para possibilidades até então desconhecidas, o que os permite participar da nossa sociedade como cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres”, afirma ele.

No primeiro sábado do mês, membros do escritório do RJ também conversaram com moradores da comunidade da Vila Joaniza, em ação coordenada pela Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, em parceria com a prefeitura do município. Durante a atividade, a equipe da Agência procurou esclarecer dezenas de consumidores sobre os seus direitos em questões relacionadas às telecomunicações.

Já no último Dia do Consumidor, em março, a Anatel/RJ participou do Mutirão da Conciliação, evento público no Largo da Carioca voltado ao diálogo com consumidores de diferentes setores. O encontro foi coordenado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).