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SATISFAÇÃO E QUALIDADE

Consumidores participam de pesquisa de satisfação e qualidade percebida da Anatel

Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 14h45 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 08h36 | Acessos: 4711

A partir do dia 9 de julho, mais de 100 mil consumidores de serviços de telecomunicações em todo o país começarão a ser entrevistados para avaliar a satisfação e qualidade percebida dos serviços de telecomunicações.  As entrevistas vão ocorrer ao longo do segundo semestre e serão feitas com usuários dos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura.

Fazem parte do questionário perguntas sobre satisfação geral com a prestação dos serviços e ainda sobre a qualidade percebida com os canais de atendimento da prestadora, oferta e contratação de serviços, funcionamento dos serviços, cobrança, reparo e instalação, além de capacidade de resolução de problemas.

O levantamento busca coletar informações para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho da instituição e levar informações sobre o desempenho dos serviços para a sociedade, assim como para órgãos de defesa do consumidor. Os resultados permitem comparar, por unidade da federação, a satisfação e percepção de qualidade dos consumidores por prestadora e por serviço.

A Anatel promove pesquisas sobre satisfação desde 2002 e de qualidade percebida desde 2012. A partir de 2015, as pesquisas de Satisfação e de Qualidade Percebida foram consolidadas, passando a ser realizadas em conjunto, com periodicidade anual. Conheça os resultados da pesquisa nos anos anteriores.

A previsão é de que os resultados da Pesquisa de 2018 sejam divulgados no primeiro trimestre de 2019.