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Desempenho

Anatel entrevista consumidores para a pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida

Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 17h15 | Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 11h08 | Acessos: 536

Entre julho e novembro de 2020, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ouvirá cerca de 90 mil consumidores de todo o Brasil na pesquisa que mede a satisfação e a qualidade percebida sobre os serviços de telecomunicações no país. Esta será a sexta edição da pesquisa, que é realizada por telefone desde 2015, e as entrevistas serão realizadas pela empresa pesquisadora Kantar.

As informações coletadas têm por objetivo aperfeiçoar o trabalho da Agência, ao identificar como os diferentes aspectos da prestação do serviço, como atendimento ou funcionamento, são avaliados pelos consumidores. Os resultados também permitem aos cidadãos compararem, em cada unidade da federação, o desempenho das prestadoras de serviços de telecomunicações.

As entrevistas serão feitas com usuários dos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura. Fazem parte do questionário perguntas sobre satisfação geral com a prestação dos serviços e sobre a qualidade percebida com os canais de atendimento da prestadora, oferta e contratação de serviços, funcionamento dos serviços, cobrança, reparo e instalação, além de capacidade de resolução de problemas.

Durante o contato telefônico, a empresa pesquisadora solicitará alguns dados para compor o perfil sociodemográfico dos entrevistados: estado e município de residência, idade, renda (aproximada) e escolaridade. Mas a pesquisa não inclui qualquer pergunta sobre número de documentos pessoais, e-mail para contato, endereço, número de cartão de crédito, dados bancários ou senhas. Se alguém te pedir alguma dessas informações, tenha certeza de que não se trata da pesquisa realizada pela Anatel. Fique atento e não caia em golpes!

 

Saiba mais sobre as pesquisas da Anatel

A Anatel promove pesquisas sobre satisfação desde 2002 e de qualidade percebida desde 2012. A partir de 2015, com a publicação da Resolução nº 654, as pesquisas de Satisfação e de Qualidade Percebida foram consolidadas, passando a ser realizadas em conjunto, com periodicidade anual. Conheça os resultados da pesquisa nos anos anteriores.

Os resultados da Pesquisa de 2020 deverão ser divulgados no primeiro trimestre de 2021.

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