Ir direto para menu de acessibilidade.
> Consumidor > Notícias > Usuários podem acessar sistema Anatel Consumidor usando o Login Único

Facilidade

Usuários podem acessar sistema Anatel Consumidor usando o Login Único

Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 10h50 | Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 11h08 | Acessos: 1299

A partir de 2 de julho de 2020 o Anatel Consumidor, sistema para registro de reclamações e demandas de consumidores, passou a contemplar também acesso por meio do Login Único. Para isso, o consumidor deve ter uma conta GOV.BR para os serviços do governo federal. Essa conta permite a autenticação digital do cidadão, que, com apenas um login, passa a ter acesso a diversos serviços públicos digitais.

Continua sendo possível o acesso ao sistema Anatel Consumidor com os logins e senhas usuais. Caso opte, porém, por acessar o sistema no novo formato, o consumidor deverá clicar no botão "Entrar com gov.br" na tela principal da aplicação. Se não possuir uma conta gov.br, será necessário realizar o cadastro na plataforma com seus dados pessoais (CPF, Nome, E-mail e Telefone). Neste caso, pode ser necessário, ainda, complementar o cadastro quando for redirecionado para o Anatel Consumidor. Caso já possua uma conta gov.br, o consumidor apenas precisará informar seu CPF e senha da plataforma gov.br.

Por enquanto, o acesso por meio do Login Único está disponível apenas para o sistema Anatel Consumidor pela web. Em breve essa mesma facilidade estará disponível também via aplicativo móvel Anatel Consumidor.

registrado em: