Ir direto para menu de acessibilidade.


Indicadores de Banda Larga

Publicado: Terça, 07 de Janeiro de 2014, 15h39 | Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2016, 13h07 | Acessos: 77884

Buscando definir uma metodologia capaz de aferir de maneira objetiva os indicadores de qualidade previstos na regulamentação para a banda larga móvel e fixa, a Anatel determinou – por meio das Resoluções nº 574/2011 e nº 575/2011 – a criação de uma Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ), uma entidade autônoma e independente, responsável por conduzir os processos de aferição da qualidade da banda larga.

Você pode acompanhar os resultados das medições clicando nos links abaixo.

Resultados das Medições de Velocidade da Banda Larga (fixa e móvel)
Jul/2013 Ago/2013 Set/2013 Out/2013 Nov/2013 Dez/2013
Jan/2014 Fev/2014 Mar/2014  Abr/2014  Mai/2014  Jun/2014
Jul/2014 Ago/2014 Set/2014 Out/2014 Nov/2014  Dez/2014 
Jan/2015 Fev/2015 Mar/2015 Abr/2015 Mai/2015 Jun/2015
Jul/2015          

No caso da banda larga fixa, a aferição é realizada por meio de dispositivos instalados no domicílio de voluntários cadastrados. Para se cadastrar como voluntário na aferição de banda larga fixa ou para baixar o aplicativo de aferição da qualidade da sua banda larga fixa e móvel acesse o site www.brasilbandalarga.com.br.

software de medição é gratuito e deve estar disponível também nos sites das prestadoras com mais de 50 mil acessos. O programa permite que o usuário tenha acesso aos resultados de cada medição, que devem apresentar, no mínimo, os seguintes parâmetros:

  • Data e hora da medição
  • Localização da medição
  • Velocidades instantânea e média
  • Latência bidirecional
  • Variação de latência (jitter)
  • Taxa de perda de pacotes 

 Já na banda larga móvel, são acompanhados dois indicadores:

  • taxa de transmissão instantânea - velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet; e
  • taxa de transmissão média - média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês. 

Diferentemente do que ocorre na banda larga fixa, para as medições da banda larga móvel não há necessidade de voluntários. Como resultado de parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os medidores que monitorarão a qualidade do serviço serão instalados em escolas atendidas pelo Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas

As versões oficiais dos aplicativos da Anatel para aferição da qualidade da banda larga móvel para o smartphone iPhone (sistema operacional iOS) e Android estão disponíveis. Os aplicativos foram desenvolvidos pela EAQ.

Para instalar a versão o aplicativo no iPhone ou iPad, basta buscar pela palavra "Brasil Banda Larga" na App Store. Se você possui um smartphones com o sistema Android também pode baixar diretamente do Google Play procurando o aplicativo "Brasil Banda Larga". Após instalado o aplicativo, você necessitará fazer um cadastro com seu e-mail e escolher uma senha de acesso.Para outros sistemas operacionais móveis, as medições podem ser realizadas diretamente na página do projeto http://www.brasilbandalarga.com.br.

Os aplicativos são gratuitos, seguros e não permitem acesso ao conteúdo de suas ligações ou mensagens! Uma vez instalado o aplicativo você poderá realizar medições do serviço de telefonia celular contratado em qualquer lugar em que esteja com seu smartphone.

Conheça os percentuais mínimos de taxa de transmissão média e a taxa de transmissão instantânea:

Prazo

Taxa de Transmissão Média (download e upload) Taxa de Transmissão Instantânea (download e upload)
A partir de novembro de 2014 80% da taxa de transmissão máxima contratada 40% da taxa de transmissão máxima contratada

 

 

Nós protegemos seus dados

Saiba como usamos seus dados em nosso Aviso de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade da Anatel.