Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cadastro Pré-Pago
Início do conteúdo da página


Prestadoras realizam campanha para atualização cadastral dos clientes de linhas móveis pré-pagas

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 14h38 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 15h11 | Acessos: 10410

Entre os dias 1º de agosto e 15 de outubro as prestadoras de telefonia móvel realizam a campanha de atualização cadastral e eventual bloqueio junto aos clientes titulares de linhas pré-pagas com cadastros desatualizados nos Estados de GO (Códigos Nacionais - CNs 61 e 64), DF, MS, AC, TO, RO, MT, MG, PR e SC. 

Esta é a continuidade da primeira etapa do Projeto Cadastro Pré-Pago, iniciado em abril passado no CN 62, que veio em resposta das prestadoras aos problemas identificados pela Anatel em relação aos cadastros desatualizados. O objetivo da iniciativa é evitar fraudes de subscrição (cadastros em nome indevido) e proporcionar mais segurança aos consumidores.

Como funciona

As prestadoras realizam contato com os consumidores por mensagens (SMS), por voicer (chamada de voz gravada), ligações, pop-ups nas telas dos celulares, entre outros. Confira a seguir os números e exemplos de mensagens (SMS) enviadas aos clientes de linhas móveis pré-pagas.

Claro 

Oi

Vivo

 

Tim

Sercomtel

 Algar


O consumidor que receber a notificação da prestadora e não realizar a atualização cadastral poderá ter a linha móvel pré-paga bloqueada, conforme regiões e prazos listados abaixo.

ETAPA

COMUNICAÇÃO COM OS USUÁRIOS

PERÍODO DE COMUNICAÇÃO
COM POSSÍVEL BLOQUEIO AO FINAL DO PRAZO

   

Início

Fim

 Etapa 1 - Campanha de atualização cadastral 

     

Fase 1 - Piloto CN 62

Iniciada

24/04/2019

31/08/2019

Fase 2 - GO (CNs 61 e 64), DF, MS, AC, TO, RO, MT, MG, PR e SC

Iniciada

01/08/2019

15/10/2019

Fase 3 - AL, ES, MA, PI, RN, AM, AP, BA, CE, PA, PB, PE, RJ, RR, RS, SE e SP

Iniciada

02/09/2019

16/11/2019

Etapa 2 - Medias adicionais a serem divulgadas oportunamente

Será realizada em 2020 

Etapa 3 - Medias adicionais a serem divulgadas oportunamente

Será realizada em 2020 


Independente da recepção dessas mensagens, os consumidores de linhas móveis pré-pagas que quiserem saber mais sobre o assunto ou sobre a sua situação cadastral podem entrar em contato diretamente com a prestadora contratada, conforme tabela a seguir. 

PRESTADORA

ENDEREÇO ELETRÔNICO

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Claro

https://www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre

1052

Tim

https://www.tim.com.br/sp/para-voce/projeto-cadastro-pre

*144

Vivo

https://www..vivo.tl/cadpre 

*8486

Oi

https://www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro

*144

Algar

https://www.algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados?comunicadosCelular-0

1055

Sercomtel

https://www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago/

1051

 

Etapas do Projeto

 

A primeira etapa do Projeto Cadastro Pré-Pago iniciou-se com o Piloto, em abril de 2019, por meio de comunicação aos clientes com cadastro desatualizado no CN 62, o que representou menos de 1% do total na região, dependendo da  prestadora considerada. Essa comunicação foi concluída e as prestadoras  estão realizando o bloqueio daqueles que ainda não atualizaram o cadastro, até o final de agosto, quando será encerrado o Piloto.

Em 01 de agosto de 2019, foi iniciada a comunicação para regularização cadastral dos clientes das Unidades da Federação GO (CNs 61 e 64), DF, MS, AC, TO, RO, MT, MG, PR e SC). Esta comunicação se estenderá até 15 de outubro. Os clientes destas UFs que não atualizarem o seu cadastro junto a sua prestadora estarão sujeitos ao bloqueio nesta data.

Até o próximo dia 16 de novembro, deve ocorrer a comunicação com os clientes dos demais Estados do país (AL, ES, MA, PI, RN, AM, AP, BA, CE, PA, PB, PE, RJ, RR, RS, SE e SP).  Aqueles que não atualizarem o seu cadastro estarão sujeitos ao bloqueio nesta data. Para fornecer mais segurança ao processo, as prestadoras já iniciaram a comunicação com tais consumidores com o intuito de sensibilizá-los sobre a necessidade de atualização cadastral.

A Anatel acompanha os prazos e os impactos do projeto, podendo adequá-los conforme a necessidade. Para o ano de 2020, estão previstas novas etapas do projeto de compliance, que visam a adoção de um modelo de cadastro com validação documental e digitalização das informações cadastrais, entre outras ações.

registrado em:
Fim do conteúdo da página