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Qualidade - TV por Assinatura

Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2015, 13h35 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 14h26 | Acessos: 55612
        

 

 A Anatel monitora a qualidade da TV por Assinatura, por meio de indicadores operacionais das prestadoras. Em virtude das revogações trazidas com a publicação do Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), atualmente, encontram-se em vigor três indicadores (vide tabela atualizada) estabelecidos pelo Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ-STVA), aprovado pela Resolução nº 411/2005.

Considerando os indicadores das 10 maiores prestadoras, o percentual de cumprimento de metas do serviço, no ano de 2019, alcançou 90,3%. Esse patamar ficou acima do verificado durante os anos de 2015 (89,1%), 2016 (90,4%), 2017 (89,5%) e 2018 (89,8%).

 

Abaixo segue ranking, relativo ao cumprimento de metas de qualidade da TV por Assinatura, por prestadora.

Para conhecer detalhes sobre o cumprimento de metas por grupo de indicador, indicador e período, acesse o Painel de Dados Anatel disponível por meio do seguinte endereço: www.anatel.gov.br/paineis/qualidade/tv-por-assinatura.

Acesse a série histórica de indicadores de qualidade das prestadoras do serviço, no formato “.ods - Planilha OpenDocument”.

Sancionamentos

Os números a seguir se referem aos últimos processos instaurados contra cada prestadora de telefonia fixa, para apuração de descumprimentos às obrigações estipuladas pela regulamentação vigente, relativos ao ano de 2017.

Algar

Claro/NET

Oi

SKY

Vivo

53500.023766/2019   53500.009152/2019  53500.010038/2019  53500.032819/2018  53500.010022/2019


Esclarecemos ainda que estes processos são públicos e podem ser acessados em: www.anatel.gov.br > Documentos e Publicações > Processo Eletrônico  (SEI) > Pesquisa Pública (SEI).

Pesquisa de Qualidade Percebida

Além do acompanhamento da qualidade da telefonia fixa feito por meio dos indicadores operacionais, a Anatel realiza anualmente pesquisas que medem a satisfação e a qualidade percebida pelos consumidores, isto é, na prática, como são percebidos os desempenhos no uso diário dos serviços. Os resultados de 2019 podem ser acessados aqui.

Interrupções

Outro aspecto que traz degradação da qualidade percebida pelos consumidores é a ocorrência de interrupções, eventos temporários de ausência de sinal em região que há sinal regular de determinada operadora. Tais eventos podem ser causados por diversos motivos, como falhas de equipamentos de rede, rompimentos de fibra óptica, vandalismos, acidentes, eventos climáticos, dentre outros.

É importante destacar que a regulamentação não estabelece um limite de ocorrências ou duração de interrupções. O que se prevê é que, na ocorrência de interrupções, a empresa deve:

  •      comunicar a ocorrência ao público em geral, à Anatel e às empresas interconectadas;
  •     proceder o ressarcimento proporcional aos consumidores pelo período de indisponibilidade.

Quanto ao assunto, informamos que as prestadoras efetuam a comunicação dos eventos de interrupção por meio de suas páginas na internet, e podem ser acessadas nos links a seguir:

Algar NET/Claro Oi      SKY Vivo  
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