Ir direto para menu de acessibilidade.
> Dados > Indicadores de Qualidade > TV por Assinatura


Qualidade - TV por Assinatura

Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2015, 13h35 | Última atualização em Terça, 21 de Janeiro de 2020, 14h27 | Acessos: 50609
        

 

Acesse o gráfico

 

A Anatel monitora a qualidade dos Serviços de TV por Assinatura (DTH, MMDS, SeAC, TVA e TVC), denominados STVA, por meio de indicadores operacionais. Os 10 indicadores definidos no Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ-STVA), aprovado pela Resolução nº 411/2005, demonstram o desempenho das prestadoras em quatro aspectos: Qualidade, Atendimento, Cobrança e Continuidade.

Gráfico Cumprimento de Metas de Qualidade por Operadora TV por Assinatura - 2015

Considerando os indicadores das 10 maiores prestadoras até o terceiro trimestre de 2019, o percentual de cumprimento de metas do serviço alcançou 90,6%. Esse patamar ficou ligeiramente acima do verificado durante os anos de 2015 (88,4%), 2016 (89,5%), 2017 (88,8%) e 2018 (89,9%). Cada indicador possui uma meta associada que corresponde ao desempenho mínimo estabelecido para a adequada qualidade do serviço em cada área geográfica definida na regulamentação.

Comparando o desempenho das prestadoras, a Cabo Telecom apresentou o maior percentual de cumprimento, com 100,0% de um total de 89 indicadores válidos, referente à área geográfica onde se encontra em efetiva operação, seguida pela Mastercabo (100% de 548), Multiplay (100% de 86),  RCA (99,7% de 618), Nossa TV (95,2% de 84), Claro (81,0% de 179),  SKY (75,3% de 81), Oi (62,2% de 90), Algar (54,2% de 107), e Vivo (53,3% de 90). As áreas de operação de cada prestadora podem ser obtidas a partir dos dados de acessos divulgados pela Agência.

Nesse período, o indicador com o menor percentual de cumprimento de metas foi o ILA - Índice de Ligações Atendidas (73,9%) .

Gráfico Indicador Cumprimento de Metas - TV por Assinatura - JAN a DEZ 2016

Como os indicadores se aplicam a abrangências geográficas diferentes, em função da outorga de serviço das prestadoras, não é possível fazer uma análise do cumprimento de metas de indicadores por unidade federativa, a exemplo do realizado para os demais serviços.

Relatório de avaliação dos indicadores de desempenho das prestadoras

Arquivos no formato “pdf” e “csv” com a série histórica de indicadores de qualidade das prestadoras do serviço.