Ir direto para menu de acessibilidade.


Índice de Desempenho na Qualidade (IDQ) - Telefonia Móvel

Publicado: Quinta, 11 de Maio de 2017, 17h43 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 17h53 | Acessos: 2614
      
 

O Regulamento de Gestão da Qualidade (RGQ-SMP), aprovado pela Resolução nº 575/2011, em seu Art. 45 estabeleceu o Índice de Desempenho na Qualidade – IDQ, um índice comparativo utilizado pela Anatel para fins de acompanhamento da Prestadora de SMP e comparação com as demais Prestadoras de SMP. Esse índice é calculado a partir dos resultados alcançados pelas prestadoras dos indicadores definidos no regulamento e leva em consideração o desvio do resultado alcançado em relação à meta do indicador, conforme metodologia abaixo:

Onde:

- Para os indicadores SMP3 (PMM1 e PMM2), SMP4 (PMM1 e PMM2), SMP5 (PMM1 e PMM2), SMP6, SMP8 (PMT), SMP10 e SMP11 (PMT), SMP12, SMP13 e SMP14, o Di e o Maxsão calculados da seguinte maneira:

  

- Para os indicadores SMP1, SMP2, SMP7 (PMM1 e PMM2) e SMP9 (PMT), o Di e o Maxi são calculados da seguinte maneira:

   

- Di: Desvio percentual em relação à meta estabelecida para o indicador de qualidade SMPi.

- Ri: Valor realizado pela prestadora para o indicador de qualidade SMPi no período e na área de análise.

- Rmaxi: Valor máximo que pode ser realizado pela prestadora para o indicador de qualidade SMPi no período e na área de análise.

- Mi: Meta de qualidade estabelecida para o indicador de qualidade SMPi.

- Maxi: Índice de qualidade máximo que pode ser realizado para o indicador de qualidade SMPi.

- pi: peso relacionado ao indicador de qualidade SMPi, sendo igual para todos os indicadores. O valor dos pesos poderá ser alterado em função dos resultados dos indicadores de pesquisa ou outros estudos conduzidos pela Agência.


O IDQ possui resultado máximo igual a 1, apesar de não possuir limite inferior e quanto maior o resultado do índice, melhor é o desempenho da prestadora. Considerando os indicadores de qualidade monitorados nas áreas de atuação de cada prestadora durante o ano de 2019, os resultados alcançados para o Índice de Desempenho na Qualidade – IDQ são apresentados na tabela abaixo:

 

Prestadora

2019

1º Trim.

2º Trim.

Acumulado do ano

Claro

0,16

0,23

0,19

Oi

0,10

0,09

0,09

Tim

0,25

0,24

0,24

Vivo

0,33

0,36

0,34

Total

0,21

0,23

0,22

 

Arquivo em formato aberto com a série histórica do IDQ das prestadoras do Serviço Móvel Pessoal - SMP.

registrado em: ,