Ir direto para menu de acessibilidade.


Relatórios de Acompanhamento 2019

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 13h36 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 14h51 | Acessos: 3985

Sumário dos Relatórios Publicados em 2019

 Infográficos 

Panoramas

Relatórios de Acompanhamento


Relatório do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) - Banda Larga Fixa, 1º trimestre de 2019

O presente relatório constitui uma proposta de análise do mercado brasileiro de Banda Larga Fixa, com dados até o 1º trimestre de 2019. Não se pretende esgotar as possibilidades de avaliação do desenvolvimento do Serviço de Comunicações Multimídia (SCM), nem de outros nos quais exista a possibilidade de oferta do serviço, mas somar esforços realizados pela Agência para o acompanhamento desse mercado.

Nesta edição destacam-se:

  • Segmentação do crescimento do mercado de Banda Larga Fixa mundial, com destaque para os países em desenvolvimento;
  • Recuperação do ritmo de crescimento do SCM no Brasil, voltando ao patamar de crescimento de 2% ao trimestre;
  • Segmentação da variação de acessos de Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) por região do país, ressaltando a significativa contribuição dessas para o crescimento dos acessos no serviço em praticamente todas as regiões;
  • As PPPs chegaram ao patamar de 25,6% de participação do mercado do SCM nacional, com projeção de atingir 30% até o fim de 2019;
  • Contínuo aumento do número de municípios com presença de fibra ótica bem como aumento das faixas de velocidade média contratadas.

Arquivo em PDF

 

Infographic: Overview of Telecommunication in Brazil - June 2019 (English Version).

Summary of brazilian telecommunication numbers.

PDF File

 

Infográfico Setorial de Telecomunicações, referente a junho de 2019.

Consolida os principais números do setor de uma única página.

Arquivo PDF

 

Relatório sobre Destaques na PNAD TIC - 2a Edição

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua é conduzida pelo IBGE e contempla o tema de Tecnologia da Comunicação e Informação – TIC. O último levantamento com dados divulgados (dezembro/2018) foi realizada no quarto trimestre de 2017 e foi a segunda pesquisa do tema, prosseguindo sem alterações em relação à versão de 2016.

Os dados da pesquisa, específicos na temática de TICs, agregam valor às informações já coletadas pela Agência e permitem uma melhor compreensão da atual situação e evolução do setor no país. Os temas pesquisados têm como foco diversos aspectos relacionados às telecomunicações, como acesso à internet e suas modalidades (Banda Larga Fixa, Banda Larga Móvel), acesso à televisão e seus tipos (TV por assinatura, TV com recepção de sinal parabólica, TV com conversor), posse de telefone móvel celular, dentre outros.

Com a replicação da pesquisa, foi possível verificar a evolução das estatísticas em relação a 2016. Adicionalmente, alguns recortes utilizados na apresentação dos dados foram: situação do domicílio (urbana x rural), Unidade da Federação (UF), Grandes Regiões, sexo (homens x mulheres), faixas de idade e grau de instrução.

A 2ª edição do relatório deste relatório traz um esclarecimento a respeito dos critérios utilizados pelo IBGE para definir os domicílios com televisores que são atendimentos exclusivamente pela recepção parabólica. Além disso, foram trazidos dados de recepção parabólica com um nível de detalhamento pelo Tipo de Área que o domicílio pertence. Os detalhes dessa definição e os novos dados por Tipo de Área estão descritos na seção de "TV por Assinatura, TV com conversor e TV com sinal de recepção parabólica".

Arquivo PDF

 

Relatório do Serviço Móvel Pessoal (SMP) - Telefonia Móvel, 1º trimestre de 2019

Com o propósito de contribuir para o entendimento – e consequente desenvolvimento - do setor de telecomunicações no Brasil, o presente Relatório de acompanhamento traz análise do Serviço Móvel Pessoal (telefonia celular) nos anos recentes até o primeiro semestre de 2019. Além de prover análises de evolução do número de acessos e do market share, o relatório apresenta também estudos sobre a evolução de receitas consolidadas, análise sobre a concentração de mercado, considerações sobre a evolução geral do tipo consumo de tráfego na rede (dados e voz) e uma proposta de proxy de preço médio.

Destacam-se alguns fatos relevantes do relatório:

  • A tecnologia 4G cresce paulatinamente, mostrada pelo gráfico de evolução do número de acessos por tecnologia;
  • Os proporcionais de forma de pagamento (pré-pago e pós-pago) estão numa clara tendência de inversão, com possibilidade de isto ocorrer em 2020;
  • Um significativo crescimento de receitas de dados nos três últimos trimestres;
  • Entre as quatro principais prestadoras do mercado, a empresa Vivo possui mais acessos pós-pagos do que pré-pagos, o que a diferencia das demais quando se compara a forma de pagamento pelo serviço;
  • Os números de portabilidades de acessos SMP crescem anualmente desde 2013;
  • Nos 3 últimos trimestres, a operadora Claro é a única das Prestadoras com Poder de Mercado Significativo com saldo de portabilidade de acessos móveis positivo;
  • Na comparação com outros 49 países, a concentração de mercado do SMP brasileiro é a 4ª menor, sendo superior somente a Alemanha, Israel e Holanda.

Arquivo PDF

 

Relatório do Serviço Móvel Pessoal (SMP) - Telefonia Móvel, 4º trimestre de 2018

Com o propósito de contribuir para o entendimento – e consequente desenvolvimento - do setor de telecomunicações no Brasil, o presente Relatório de acompanhamento traz análise do Serviço Móvel Pessoal (telefonia celular) nos anos recentes. Além de prover análises de evolução do número de acessos e do market share, o relatório apresenta também estudos sobre a evolução de receitas consolidadas, análise sobre a concentração de mercado, considerações sobre a evolução geral do tipo consumo de tráfego na rede (dados e voz) e uma proposta de proxy de preço médio.

Destacam-se alguns fatos relevantes do relatório:

  • A tecnologia 4G cresce paulatinamente, mostrada pelo gráfico de evolução do número de acessos por tecnologia;
  • Os proporcionais de forma de pagamento (pré-pago e pós-pago) estão numa clara tendência de inversão, com possibilidade de isto ocorrer ainda em 2019;
  • Um significativo crescimento de receitas de dados nos dois últimos trimestres;
  • Crescimento no número de pedidos de portabilidade numérica de 2013 a 2018, com a efetividade mantendo-se na casa de 85 a 86%;
  • Entre as quatro principais prestadoras do mercado, a empresa Vivo possui mais acessos pós-pagos do que pré-pagos, o que a diferencia das demais quando se compara a forma de pagamento pelo serviço.

Arquivo PDF

 

Infográfico Setorial de Telecomunicações, referente a maio de 2019.

Consolida os principais números do setor de uma única página.

Arquivo PDF

 

Infográfico Setorial de Telecomunicações, referente a abril de 2019.

Consolida os principais números do setor de uma única página.

Arquivo PDF

 

Infographic: Overview of Telecommunication in Brazil - March 2019 (English Version).

Summary of brazilian telecommunication numbers.

PDF File

 

Panorama Setorial de Telecomunicações, referente a março de 2019.

Mostra a evolução temporal do setor de telecomunicações no Brasil, por meio dos números de acessos dos principais serviços.

Arquivo em PDF

Panorama Setorial de Telecomunicações, referente a junho de 2019.

Mostra a evolução temporal do setor de telecomunicações no Brasil, por meio dos números de acessos dos principais serviços.

Arquivo em PDF

 

Relatório sobre Análise das Resoluções da Anatel

A Assessoria Técnica (ATC) disponibiliza o "Relatório Técnico – Análise sobre as Resoluções da Anatel". O estudo, que apresenta uma análise da evolução histórica do conjunto normativo da Anatel, identifica as Resoluções por signatário no documento expedido pelo Conselho Diretor, órgão máximo da Anatel. Essa foi a forma encontrada para parametrizar a análise, sem qualquer caráter personalístico, e foi baseada em Text Mining1 aplicada sobre a base de Resoluções.

 O Relatório Técnico mostra quais assuntos a Agência vem regulando ao longo dos anos. É possível determinar um perfil de atuação de cada formação do Conselho sob diferentes presidências, indicando sua tendência em publicar ou revogar resoluções, bem como os temas de interesse dessa formação durante o mandato de seu presidente.

1 Text Mining é processo para obter dados contidos em um texto. No presente trabalho foram utilizadas expressões regulares para encontrar e contabilizar informações do texto, como signatário das resoluções, status da resolução (revogada ou vigente) relacionamento entre resoluções etc.

Arquivo PDF

 

Infográfico Econômico-Financeiro de Telecomunicações, referente a 3º trimestre de 2018

Trata-se de publicação de panorama econômico-financeiro trimestral, contendo informações sobre receita operacional liquida (ROL), ARPU (Receita Média por Usuário) discriminado por tipo de acesso móvel, evolução da Rol por serviço, evolução de investimentos por serviços e ARPU da Telefonia Móvel por estado. Contém um infográfico com dados de consumo e receitas dos principais serviços do setor.

Arquivo PDF

 

Infográfico Setorial de Telecomunicações, referente a março de 2019.

Consolida os principais números do setor de uma única página.

Arquivo PDF

 

Relatório do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) - Banda Larga Fixa, 4º trimestre de 2018, 2ª Versão

Trata-se da 2ª edição do relatório trimestral de acompanhamento do SCM, alterando o conceito de Prestadora de Pequeno Porte (PPP), adequando-se à interpretação dada por decisão da ANATEL. O presente relatório constitui uma proposta de análise do mercado brasileiro de banda larga fixa, até o 4º trimestre de 2018. Não se pretende esgotar as possibilidades de avaliação do desenvolvimento do Serviço de Comunicações Multimídia (SCM), nem de outros nos quais exista a possibilidade de oferta de banda larga fixa, mas somar esforços realizados pela Agência para o acompanhamento desse mercado.

Arquivo em PDF

Arquivo em ODT (formato aberto)

 

Infográfico Setorial de Telecomunicações, referente a fevereiro de 2019.

Consolida os principais números do setor de uma única página.

Arquivo PDF

 

Infográfico Setorial de Telecomunicações, referente a janeiro de 2019.

Consolida os principais números do setor de uma única página.

Arquivo PDF

  

Relatório sobre Pontos de Troca de Tráfego (PTTs)

A Assessoria Técnica da Anatel apresenta seu Relatório sobre PTTs. O relatório aborda diferentes assuntos relacionados a Pontos de Troca de Tráfego – PTTs. No ambiente da Internet, em que não há um controle centralizado, os Pontos de Troca de Tráfego são instalações privadas, onde há a presença de grandes provedores de conteúdo que podem se conectar entre si, dividindo os custos envolvidos entre todos os usuários. Os estudos desenvolvidos no âmbito do processo de revisão do PGMC levaram à conclusão de que, na maior parte dos municípios brasileiros, a Interconexão de Dados somente é ofertada pela operadora de atuação nacional presente naquele espaço local (município/localidade). Logo, PTTs tornam-se relevantes no processo de ampliação  do acesso e o uso dos serviços, com qualidade e preços adequados, um dos objetivos estratégicos da Anatel.

O documento foi dividido em seções: 1) Pontos de Troca de Tráfego – definições e funcionamento: Aborda a arquitetura da Internet como uma rede de Sistemas Autônomos e como Pontos de Troca de Tráfego podem ser utilizados para simplificar e compartilhar infraestrutura, permitindo às prestadoras atender seus usuários com tráfego local; 2) Projeto IX.br: Mostra o projeto IX.br, implementado pelo CGI.br, e que expandiu o alcance do projeto anterior o PTTMetro. O IX.br tem por objetivo unificar em uma única infraestrutura compartilhada  diversos PTTs de uma região metropolitana, aumentando em várias ordens de grandeza a capacidade de troca de tráfegos entre Sistemas Autônomos da Internet brasileira; 3) CDN – content distribution networks: Aborda o conceito de CDNs e como elas atuam com intuito semelhante ao PTT no sentido de trazer o tráfego da internet para as redes mais próximas ao usuário. É mostrada também a iniciativa OpenCDN, do CGI.br, que provê a interconexão entre CDNs em um ponto único; 4) Atuação da Anatel: Descrição da Regulamentação pela qual as prestadoras com Poder de Mercado Significativo devem garantir interconexão para prestadoras locais até os PTTs escolhidos pela Superintendência de Competição - SCP. Essas interconexões estão listadas no SNOA. São mostrados os resultados do projeto de escolha dos PTTs, para os quais as Prestadoras de Mercado Significativo deverão realizar ofertas no mercado de atacado.

A Assessoria Técnica apresenta uma discussão sobre os benefícios do PTT e do CDN como forma de alavancar o uso no Brasil, e propõe a revisão periódica desse estudo de modo a favorecer seu aprimoramento e, em consequência, a compreensão da evolução do mercado de telecomunicações no Brasil.

Arquivo em PDF