Ir direto para menu de acessibilidade.

Satélites

Órgão regulador da Colômbia visita estação de satélites no Rio de Janeiro

Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 20h03 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 21h55 | Acessos: 3381

Foto EMSAT

A presidente da Agencia Nacional del Espectro (ANE) da Colômbia, Martha Liliana Suarez, visitou, nesta segunda-feira (2.10), a Estação de Monitoração de Satélites da Agência Nacional de Telecomunicações (EMSAT/Anatel) no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da visita é aprofundar a cooperação entre os dois países, especificamente no uso conjunto da Estação de Monitoramento.

A Anatel assinou em junho deste ano um acordo abrangente de cooperação com o regulador colombiano e a visita de Martha Liliana deve possibilitar avanços no estabelecimento de regras específicas para o uso da Estação de Monitoramento de Satélites pela ANE. Na visita, ela apresentou diversos questionamentos técnicos, alguns relativos às faixas de frequência e geolocalização, que foram respondidos pelos especialistas brasileiros.

Para o gerente do escritório da Anatel no Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieitas de Almeida, a estação de monitoramento de satélites, que já é largamente usada pelo Brasil, pode ajudar também os países vizinhos em casos de interferências e ações de fiscalização. O Brasil também tem se comunicado com outros países e com a própria União Internacional de Telecomunicações (UIT) para estabelecer acordos de cooperação no monitoramento satelital.

Ele explicou que a EMSAT tem duas atividades principais, a identificação e localização de fontes de interferência e o monitoramento de satélites, como identificar as frequências que o satélite está emitindo.  “A Anatel recebe inclusive solicitações das empresas satelitais de ações da EMSAT para identificação e solução de interferências”, disse.

Martha Liliana Suárez participará, na próxima terça-feira (3.10), do Futurecom 2017, um dos principais eventos do setor de comunicações, que está sendo realizado nesta semana na cidade de São Paulo. Ela estará, das 14h30 às 15h50, no painel “Anatel-UIT: Internet das Coisas para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. O painel também contará com o conselheiro da Anatel Leonardo Euler. Na quinta-feira (5.10), Martha Suárez e a superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Maria Lúcia Ricci Bardi, das 11h10 às 12h40, participarão do painel “A importância de uma América Latina Integrada e Conectada”, também no Futurecom.

registrado em: