Ir direto para menu de acessibilidade.

Nota à imprensa

Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações

Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 17h24 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2017, 18h38 | Acessos: 3316

Foto complexo de prédios da Anatel

Iniciou-se hoje, na cidade de Buenos Aires, Argentina, a Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações (CMDT-17), sob o tema "ICT for Sustainable Development Goals" - ICT④SDGs. A CMDT é realizada a cada quatro anos pelo Setor de Desenvolvimento das Telecomunicações da UIT (UIT-D) com o intuito de promover discussões sobre o papel desempenhado pelas telecomunicações como instrumento de desenvolvimento social e de inclusão digital, por meio da ampliação do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Cada CMDT resulta em um Plano de Ação para o próximo período de quatro anos (2018-20121)  a ser seguido pelos Estados-membros e membros do setor em busca dos objetivos acima. A CMDT também tem como competências gerais:

  • funcionar como um fórum para discussões abertas entre todos os interessados no Setor de Desenvolvimento da UIT;
  • revisar as diversas Atividades, Programas, Iniciativas Regionais e Questões de Estudo no âmbito do Bureaude Desenvolvimento das Telecomunicações (BDT);
  • apresentar os resultados relativos ao quadriênio anterior (2014-2017);
  • definir a agenda, propor lideranças e orientações para o próximo exercício quadrienal (2018-2021).

Durante o processo de preparação à Conferência, conduzido pela CBC4, foram sendo construídos uma série de posicionamentos brasileiros sobre os temas da Conferência (Plano de Ação de Buenos Aires, Plano Estratégico, Declaração de Buenos Aires, revisão das Resoluções e Questões de Estudos) aprovados na última CMDT. Os temas abrangem questões relativas a acessibilidade, consumidor, transição analógico digital, conformidade e interoperabilidade, comunicações de emergência, indicadores e estatísticas, capacitação, Governança da Internet, entre outros.

O Chefe da Assessoria Internacional da Anatel, Jeferson Nacif, representará a região das Américas como um dos Vice-Presidentes da Conferência.

O Senhor Presidente da Agência, Juarez Quadros, chefiará a delegação brasileira nos primeiros dias da Conferência e participará de reuniões bilaterais com Estados Unidos, México, Peru, Argentina, Burkina Faso e entidades privadas.

A CMDT-17 se encerrará no próximo dia 20 de outubro, e conta com mais de 1200 participantes dos Estados Membros da UIT, membros de setor, organizações científicas e industriais, organizações internacionais, intergovernamentais e academia.

registrado em: