Ir direto para menu de acessibilidade.

20 anos Anatel

Anatel celebra aniversário

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 13h05 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 15h52 | Acessos: 3211

Foto da cerimônia de 20 anos da Anatel

Foi realizada nesta terça-feira, dia 31/10, a solenidade de aniversário de 20 anos da Anatel. O presidente da Agência,  Juarez Quadros,  em seu discurso destacou que o órgão regulador brasileiro de telecomunicações alcançou a categoria de “agência-modelo” para o Brasil e outros países. Segundo ele, isso foi conseguido em “função da transparência de seus atos decisórios; a preocupação permanente com a defesa dos direitos do consumidor; o trabalho constante para permitir a ampla competição em nosso mercado”.

Para Juarez Quadros, foi a dedicação de homens como o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o então ministro das Comunicações do governo FHC, Sérgio Motta, o também então deputado federal, Eduardo Magalhães, e o primeiro presidente da Anatel, Renato Guerreiro, que permitiu a construção dessa modernização visionária das telecomunicações brasileiras ocorrida com a instituição da Anatel e a desestatização do setor em 1998.

Quadros também fez um discurso em homenagem ao conselheiro Igor de Freitas, que encerra seu mandato no dia 04/11 e agradeceu pelo trabalho realizado. “Destaco o excelente trabalho que ele desenvolveu na Agência Nacional de Telecomunicações. O conselheiro exerceu seu trabalho com elevada competência, profissionalismo, organização e equilíbrio. Quanto ao processo de regulação atuou de forma dinâmica, inovadora e proativa”, disse.

Segundo Quadros, o conselheiro atuou decisivamente na elaboração dos Termos de Compromisso de Ajustamento de Condutas (TAC) e liderou os trabalhos ligados ao planejamento estratégico da Anatel. Além disso, para o presidente da Anatel, o conselheiro Igor de Freitas devido ao seu fácil relacionamento interpessoal “conseguiu, com naturalidade e profissionalismo, uma salutar integração entre as atividades do seu Gabinete com os demais Gabinetes, Assessorias e Superintendências”.

Igor de Freitas agradeceu pelas palavras do presidente Quadros e afirmou “são momentos como esse que ficarão guardados na memória e fazem valer todo o esforço. Essa homenagem é algo que não em preço”. Em seguida o conselheiro Igor fez uma retrospectiva dos 20 anos da Agência e sobre a evolução do setor de telecomunicações nesse período. “Atualmente o Brasil é o 5º mercado do setor de telecomunicações. São mais de 500 mil empregos diretos. Uma receita anual de R$ 230 milhões. E o setor corresponde a 4% do PIB”, disse. Ele explicou que a Agência passou pela infância e que agora tem a responsabilidade para responder como adulto as demandas do setor.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações  (MCTIC), Gilberto Kassab, que também participou da solenidade destacou a qualidade dos profissionais da Agência, servidores e conselheiros, e disse que a relação da Anatel com a sociedade merece aplausos e reconhecimento. Por fim o ministro disse que esses 20 anos foram de muito êxito e sucesso.

Foi realizada ainda uma homenagem aos ex-conselheiros, Marcelo Bechara, João Rezende e Rodrigo Zerbone, com o descerramento das suas fotos na galeria do 11º andar do bloco da H, da sede da Anatel.

O discurso do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Juarez Quadros, sobre os 20 anos da Anatel e as palavras de reconhecimento ditas ao conselheiro Igor de Freitas estão no Portal da Agência.

registrado em: