Ir direto para menu de acessibilidade.

Anacom

Presidente de agência reguladora portuguesa visita Anatel

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 16h38 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2017, 16h16 | Acessos: 3975

Presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de Portugal, João Cadete de Matos (à esquerda), e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros (à direita)

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, recebeu, nesta segunda-feira (6/11) em Brasília, o presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de Portugal, João Cadete de Matos. No encontro, o presidente da Anatel confirmou a presença do órgão regulador brasileiro no encontro das duas agências, que ocorrerá em Portugal no ano de 2018. Essa foi a primeira visita do presidente da Anacom a um país estrangeiro desde que assumiu o comando da agência há dois meses.

Matos destacou a experiência da Anatel em melhorar a informação disponível aos usuários de telecomunicações e o tratamento das reclamações dos consumidores pela agência brasileira. Ele também citou o uso de indicadores para o aprimoramento dos serviços prestados. No Brasil, as reclamações sobre serviços de telecomunicações caíram 12% nos últimos 12 meses. “Essa é uma das áreas que temos de investir muito”, afirmou.

Na terça-feira, os presidentes da Anatel e da Anacom vão participar, das 16h30 às 17h30 na cidade de São Paulo, do Painel “Políticas Públicas e regulamentação em tempos de transformação digital” no X Seminário TelComp 2017 – Transformação Digital e as Telecomunicações. Para Matos, ao mesmo tempo que as empresas de telecomunicações querem o retorno das redes implantadas, como o 4G, se deve permitir o uso das novas tecnologias. “Temos o 5G à porta”, afirmou. Além disso, a Anacom tem dado muita atenção para que a fibra se expanda por Portugal. “Sei que o Brasil está a seguir o mesmo trajeto”, disse.

Juarez Quadros destacou a honra de a Anatel ter recebido a primeira visita do presidente da Anacom a um país estrangeiro e enfatizou a importância do trabalho conjunto desenvolvido pela Anatel e Anacom nas reuniões bilaterais, a última foi em março deste ano. Entre as atividades que serão desenvolvidas, hoje e amanhã, está a identificação de temas para a próxima reunião bilateral.

registrado em: