Ir direto para menu de acessibilidade.

TV Digital

Presidente da Anatel divulga desligamento do sinal analógico em Florianópolis

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 15h02 | Última atualização em Terça, 14 de Maio de 2019, 13h35 | Acessos: 3162

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, concedeu coletiva na manhã desta segunda-feira, 11/12, em Florianópolis quando falou da importância da implantação do sistema digital da TV aberta. O desligamento do sinal analógico da TV aberta na região Sul está previsto para o dia 31 de janeiro de 2018.

Na entrevista coletiva Quadros afirmou que as pessoas inscritas no cadastro único do governo têm direito a receber o kit. Dos 250 mil domicílios, 50 mil têm direito a receber o kit. “Retirem o kit, levem para casa e liguem o equipamento”, disse o presidente. Contou ainda da experiência dos outros estados no desligamento do sinal analógico nas capitais.

O presidente da EAD, Antônio Martelleto, durante a coletiva explicou o que é a Seja Digital que é uma organização não governamental e o braço operacional do programa. A EAD é responsável por operacionalizar a distribuição de kits. Ele destacou que faltam 51 dias para o desligamento e convocou a população aos que tem direito aos kits irem aos pontos de distribuição para retirar esses kits.

A pesquisa Ibope Inteligência já mostrou que há mais de 60 dias, 19/10, 83% dos domicílios já contavam com o sinal digital. Foi feita uma nova pesquisa para verificar a cobertura do sinal e na noite do dia 31 de janeiro o sinal será desligado.

O presidente visitou ainda o ponto de distribuição de kits (composto por conversor, antena e controle remoto), onde fez a distribuição do kit de número 22 mil. O ponto de distribuição é o local onde as famílias inscritas no cadastro único do Governo podem retirar o kit, uma vez que elas têm direito ao equipamento gratuito.

No ponto de distribuição, Marcela da Silva, de 38 anos, disse que recebeu um telefonema da Seja Digital para ir buscar o kit. No ponto de distribuição os funcionários ensinaram como o equipamento deve ser ligado. Quem também recebeu o kit foi Jéssica Michel, de 23 anos,  disse que fez o agendamento para receber o kit via internet.

Em Santa Catarina, cinco municípios do Estado terão o sinal analógico encerrado no dia 31 de janeiro de 2018 (Biguaçu, Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes e São José). Não estão incluídos os municípios de Antônio Carlos e São Pedro de Alcântara.

Doação de kits à maternidade

A comitiva da Seja Digital e o presidente da Anatel, Juarez Quadros, conheceram a maternidade Carmela Dutra do governo do estado de Santa Catarina. Foram doados para a maternidade 57 conversores e 12 antenas. A maternidade faz 350 partos por mês e já tem 60 anos. A instituição tem capacidade para 104 leitos e conta com um centro cirúrgico e uma UTI neonatal.

Cronograma 2018

No dia 28 de março ocorrerá o desligamento em Bauru (SP), Presidente Prudente (SP), São José do Rio Preto (SP) e São Luís (MA). No dia 30 de maio será feito o desligamento em Belém (PA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Teresina (PI), Aracaju (SE) e Natal (RN). No dia 28 de novembro será desligado o sinal em Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), Paraná (oeste do estado), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (interior), Rio Grande do Sul (sul do estado) e São Paulo (interior). E no dia 5 de dezembro será desligado o sinal analógico em Blumenau (SC), Jaraguá do Sul (SC), Joinville (SC), Campina Grande (PB), Dourados (MS), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Rondonópolis (MT), Feira de Santana (BA), Vitória da Conquista (BA), Governador Valadares (MG), Juiz de Fora (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Imperatriz (MA), Marabá (PA), Mossoró (RN), Parnaíba (PI) e Santa Maria (RS).

registrado em: