Ir direto para menu de acessibilidade.

TV Digital

Presidente entrega kit em Porto Alegre

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 13h51 | Última atualização em Terça, 14 de Maio de 2019, 13h22 | Acessos: 2541

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, deu esclarecimentos nesta terça-feira, 12/12, sobre o desligamento do sinal analógico na região sul do país. O presidente da Agência concedeu entrevista coletiva e realizou a entrega de kit (conversor, antena e controle remoto), em Porto Alegre (RS).

Marcia Rodrigues, beneficiária do programa Bolsa Família, ficou sabendo que tinha direito ao kit pela televisão. Ela afirmou que tem duas netas que gostam muito de assistir aos programas infantis na televisão. Maria Clara Jungles, 42 anos, cabelereira, falou que recebeu uma carta informando do direito ao recebimento do kit. Ela disse não ter dificuldade em instalar o conversor em casa e afirmou “eu aprendo fácil”.

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, falou que o sinal será desligado no dia 31 de janeiro de 2018 em 107 municípios no Rio Grande do Sul. Todo o processo começou em janeiro de 2017. Quadros falou que precisam ficar atentas não só aquelas pessoas que têm direito ao kit, mas também aquelas que precisam comprar. “Já ocorreu que algumas pessoas ficaram sem TV quando ocorreu o desligamento”, explicou.  Nos municípios do Rio Grande do Sul, 65% das famílias já receberam o kit. “É muito fácil o recebimento do kit, basta verificar se estão cadastradas nos programas sociais do governo e marcar o dia e a hora para buscar o kit”, esclareceu. Ele disse que no dia 30 de janeiro de 2018 será realizada uma reunião para fazer avaliação de todo o processo. Quadros falou ainda que serão beneficiados os usuários da banda larga móvel devido à liberação da faixa de frequência, a velocidade da internet será mais rápida, disse. Quadros destacou ainda que a imagem e o som da TV digital têm maior qualidade.

Antonio Martelleto, presidente da Seja Digital, explicou em todo país já foram distribuídos 17 milhões de kits que beneficiam a população de menor renda, de menor poder aquisitivo. Martelleto explicou que as pessoas devem ligar no número 147 para ver se têm direito a receber o kit. Nos 107 municípios onde será desligado o sinal analógico estão instalados 120 pontos de distribuição, afirmou. Martelleto declarou ainda que o preço do kit no mercado está entre R$ 150 a R$ 200.

No restante dos municípios do Rio Grande do Sul (que ficam à Oeste) o sinal analógico será desligado até o final de 2018.

 

registrado em: