Ir direto para menu de acessibilidade.

Regulamentação

Anatel realiza workshop sobre o novo modelo de qualidade no dia 19/03

Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 16h31 | Última atualização em Quarta, 07 de Março de 2018, 20h09 | Acessos: 3945

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza, no dia 19/3, o Workshop do Novo Modelo de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações. Na agenda, constam temas como a proposta do novo modelo de qualidade, regulação responsiva, novos modelos de acompanhamento, e mecanismos para a promoção da qualidade. O evento será das 8h30 às 17h30, no miniauditório da Agência em Brasília (SAUS Quadra 6, Bloco E, 2º andar). O evento é aberto a todos os interessados.

O workshop busca, ainda, estimular a participação dos interessados na Consulta Pública Anatel nº 29/2017 relativa à Proposta de novo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL). A consulta receberá contribuições até 08/04 e está disponível no Sistema de Acompanhamento de Consultas Públicas (SACP). A proposta de novo regulamento visa criar mecanismos para estímulo à promoção da qualidade da prestação dos serviços de telecomunicações de acordo com a expectativas da sociedade.

De acordo com o texto da proposta, deve haver uma mudança de foco no acompanhamento de indicadores estratégicos estabelecidos pela Anatel para atingir o padrão de qualidade desejável a sociedade, além de uma preocupação em prover informações seguras ao consumidor. Também é importante que haja redução do custo operacional, tanto da Agência quanto das empresas, estabelecendo o foco da gestão da qualidade na resolução de problemas.

Assim, a Anatel na revisão do modelo considera que são necessários e relevantes a convergência dos instrumentos regulatórios de gestão da qualidade da banda larga fixa, da telefonia fixa, da telefonia móvel e da TV por Assinatura. Além disso, as revisões devem promover uma aproximação maior da qualidade acompanhada pela Agência dos aspectos mais relevantes do ponto de vista do consumidor, engajando os consumidores na Gestão da Qualidade da Anatel, o que pode contribuir para a melhoria da satisfação dos consumidores com os serviços de telecomunicações e da imagem do setor.

Para participar do evento é necessário o credenciamento dos participantes.  Os interessados devem realizar inscrição na página do evento, podendo optar pela participação presencial ou online.

Veja abaixo a programação completa:

 

 

Programação do Workshop do Novo Modelo de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações

8:30 – 9:00

Credenciamento

09:00 – 09:30

Sessão de Abertura

09:30 – 10:15 

Sessão 1: Visão Geral do Novo Modelo de Qualidade

- Objetivo Geral do Workshop

- Overview do Projeto e do novo Modelo de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações

- Importância das Boas Práticas Regulatória para o aperfeiçoamento do marco regulatória da qualidade

10:15 – 10:30

Intervalo

10:30 – 11:15

Sessão 2: Regulação Responsiva e novos modelos de acompanhamento da qualidade

- Com aperfeiçoar os mecanismos de acompanhamento da qualidade?

-  Modelo tradicional e novos modelos de acompanhamento

11:15 – 12:15

Sessão 3: A Aferição da Qualidade

-  Indicadores de Rede e de Relacionamento

12:15 – 14:00

Intervalo para almoço

14:00 – 15:00

Sessão 4: A percepção do consumidor na gestão da Qualidade

- Overview das Atuais Pesquisas de Qualidade Percebida e de Satisfação

- Como incorporar a percepção do consumidor ao novo Modelo de Qualidade?

15:00 – 16:00

Sessão 5: Transparência e o novo Modelo de Qualidade

- O papel da disponibilização e publicação de dados e informações

- Ferramentas para o empoderamento e o engajamento dos consumidores

16:00 – 16:15

Intervalo

16:15 – 17:00

Sessão 6: Competição e Qualidade

-  Como a competição pode fomentar a melhoria da qualidade dos serviços de telecomunicações?

-  Como promover a qualidade em municípios com distintos perfis competitivos?

17:00 – 17:30

Encerramento

registrado em: