Ir direto para menu de acessibilidade.

TV DIGITAL

Já foram entregues 145 mil conversores na Paraíba

Publicado: Quarta, 02 de Maio de 2018, 12h18 | Última atualização em Terça, 14 de Maio de 2019, 11h54 | Acessos: 2464

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, concedeu entrevista nesta quarta-feira sobre o desligamento do sinal analógico em João Pessoa (PB) e nas cidades vizinhas que acontecerá dia 30 de maio. Já foram entregues 145 mil kits. Ainda falta a distribuição de 41 mil conversores às famílias. Também serão realizados nesse último mês que antecede o desligamento feirões para estimular as pessoas a retirarem seus kits.

Quadros falou da importância de um trabalho de mobilização para que as famílias de baixa renda possam buscar o kit que é distribuído gratuitamente para essas famílias. Para retirar o kit basta que um representante da família agende o horário, dia e local para receber o kit. As TVs de tubo e os aparelhos de tela fina fabricados até 2010 precisam do kit. Quem tiver televisão com conversor embutido e receber o conversor pode fazer uma doação do kit.  O presidente disse que as pessoas quando recebem o equipamento também recebem  orientação de como fazer a instalação do aparelho. Lembrou que as famílias que já retiraram os kits devem fazer a instalação o quanto antes.  “Não se deve deixar para amanhã”, disse.

Com o desligamento do sinal analógico, será liberada a frequência dos 700 MHz, permitindo maior capacidade e velocidade dos smartphones. Com isso será possível fazer downloads mais rapidamente e também numa quantidade maior.  Do total de 230 milhões de celulares que existem hoje, 80% são smartphones. Até o dia 30 de maio todas as capitais do Nordeste já contarão com o sinal digital. E em 14 de agosto, todas as capitais do país estarão somente com o sinal digital.

O presidente da Seja Digital, Antonio Martelleto, disse que o intuito principal é que os domicílios estejam recebendo o sinal digital, que é um processo de transição que já está na fase final. “A Seja Digital recebe 1,5 milhão de chamadas para tirar dúvidas e agendar a retirada do kit. Basta ligar para o telefone 147, a ligação é gratuita, e o atendimento é 24h por dia inclusive nos sábados e domingos”, orientou. Ele disse que muitas famílias não sabem que têm o direito de receber o kit, e orientou a todos que liguem para saber se tem direito.

 As pessoas que não tem direito ao recebimento gratuito do kit podem fazer a aquisição do conversor no comércio local, o aparelho está custando entre R$ 70 e 120, mais antena que custa em torno de R$ 25.    

Creusa Pereira da Silva, de 65 anos, aposentada, beneficiária do programa Bolsa Família, recebeu o kit de número 145 mil do presidente Juarez Quadros. A aposentada contou que gosta de assistir a missa pela TV, e que quando chegar em casa vai pedir ao marido e filho que instalem o conversor e a antena. Ela disse que a neta, Joeli, de 9 anos, vai poder assistir aos desenhos animados na TV.

 

 

registrado em: