Ir direto para menu de acessibilidade.

Transparência

Repositório de Jurisprudência facilita pesquisa de documentos e informações

Publicado: Segunda, 28 de Maio de 2018, 11h28 | Última atualização em Sexta, 01 de Junho de 2018, 14h44 | Acessos: 3230

As decisões e os posicionamentos emitidos pela Agência podem ser pesquisados por meio do sistema SophiA Biblioteca, disponível no menu “Jurisprudência” do Portal Anatel. Com a utilização desse sistema, é possível fazer, com facilidade, a busca pelos acórdãos, análises, votos e súmulas do Conselho Diretor. 

O sistema de gestão de acervo bibliográfico possui, entre suas funcionalidades, opções de pesquisa simples e avançada, permitindo realizar buscas com critérios variados, como responsável intelectual, número, ano, assunto, entre outros. 

Além disso, o sistema utiliza o Vocabulário Controlado da Anatel (Tesauro), ferramenta para o tratamento temático que possibilita a coerência na descrição do conteúdo e aperfeiçoamento na recuperação da informação, melhorando o nível de precisão das buscas. Essa ferramenta terá efetiva utilidade para os advogados, na busca de posicionamentos da Anatel em determinados assuntos, para compor suas teses e pareceres, bem como para jornalistas especializados que cobrem o dia a dia da Agência e aos estudantes que precisam coletar informações para seus estudos. 

Até agora, já foram catalogados mais de 17.200 documentos, sendo que cerca de 10.800 já estão indexados e disponíveis para consulta no sistema. Os documentos produzidos a partir de 2013 já foram indexados. Aqueles produzidos anteriormente estão sendo processados, com cerca de 50% já disponíveis para consultas. As novas publicações estão sendo indexadas e disponibilizadas para pesquisa em até 15 dias após a publicação do documento no Boletim de Serviço Eletrônico da Anatel. 

O menu “Jurisprudência” está na barra de atalhos, localizada na parte superior do Portal Anatel, e pode ser acessado a partir de qualquer página do site. Lá, há dicas de pesquisa que vão facilitar a sua consulta. Se preferir, acesse diretamente o Sistema Sophia Biblioteca.

registrado em: