Ir direto para menu de acessibilidade.

release

Assinada portaria de desligamento em RR, MS, MT, AP, TO, RO e AC

Publicado: Terça, 14 de Agosto de 2018, 16h08 | Última atualização em Quarta, 22 de Agosto de 2018, 15h51 | Acessos: 2965

Nesta terça-feira (14/08) foi assinada a portaria de desligamento do sinal analógico de TV aberta em Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO),  Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Com isso, todas as 27 capitais do Brasil já contam com sinal digital de TV.

O sinal analógico de TV será desligado hoje em Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Cuiabá (MT), locais que atingiram o percentual necessário para o desligamento (90%). Em Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR) o desligamento começa hoje e vai até 31 de outubro, pois essas capitais não atingiram o percentual, assim a população terá mais tempo para adquirir os conversores de sinal. 

No dia 28 de novembro, o desligamento começará a ser feito em nas seguintes localidades do interior: no Paraná (Oeste do Estado); Rio de Janeiro (interior); Rio Grande do Sul (Sul do Estado); e São Paulo (interior), conforme o cronograma de desligamento.

Segundo estimativas, em um ano e meio os investimentos realizados pelas emissoras de TV na troca dos equipamentos analógicos por digitais será todo pago.  O custeio do sistema analógico é muito mais alto do que o do digital.

Com o desligamento do sinal analógico, a Anatel liberou a faixa dos 700 MHz, que era utilizada pelas empresas de radiodifusão. Agora a faixa foi destinada para as empresas de telefonia móvel, que adquiriram por meio de leilão. A faixa será utilizada para o 4G, o que vai proporcionar aos usuários maior velocidade e maior capacidade de armazenamento.  

registrado em: