Ir direto para menu de acessibilidade.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Eleições para Conselhos de Usuários começam na quarta-feira (11/9)

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 15h47 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 18h11 | Acessos: 699

De 11 a 18 de setembro, os usuários dos serviços de telecomunicações das prestadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM poderão escolher os novos membros de 28 Conselhos de Usuários. Cada conselho tem 12 vagas, sendo 6 destinadas a entidades e 6 a usuários.  Os conselhos foram regulamentados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na Resolução nº 623/2013

Um total de 2.487 pessoas se inscreveram para as eleições. Este ano houve um maior número de candidaturas de entidades de defesa do consumidor, com 248 inscritos, sendo que na última eleição, em 2016, foram 185 inscrições. 

“O contínuo crescimento da participação de entidades de defesa do consumidor nas eleições para conselhos de usuários demonstra que tais instâncias são cada vez mais sólidas, legitimadas e reconhecidas pela sociedade”, comenta Fábio Koleski, gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Anatel. 

Os conselhos são mantidos pelas próprias prestadoras e têm natureza consultiva, sendo responsáveis por avaliar os serviços e a qualidade do atendimento das prestadoras. Seu papel é formular sugestões e propostas de melhoria dos serviços de telecomunicações.  “O trabalho de diálogo e participação promovido nos conselhos traz resultados sólidos. Aproxima as empresas do setor às entidades de defesa do consumidor, como Procons, e contribui para reduzir o grau de conflitos nas relações de consumo”, explicou o gerente. 

Confira mais informações na página da Anatel.

registrado em: