Ir direto para menu de acessibilidade.

EVENTO

Anatel participa do Futurecom 2019

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 15h01 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 19h20 | Acessos: 544

Foto da abertura do Futurecom 2019

De 28 a 31 de outubro, a Anatel participa do Futurecom 2019, evento que ocorre em São Paulo (SP). Além da presença de representantes da Agência em painéis de debates sobre o setor de telecomunicações, a Anatel também conta com um estande, junto com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), onde recebe interessados em temas regulatórios para interação e esclarecimentos. 

O vice-presidente da Anatel, Emmanoel Campelo, na abertura do Futurecom 2019, destacou a importância do momento atual, “com certeza um dos mais decisivos em termos de transformação digital para o País, que no setor de telecomunicações só encontra paralelo na desestatização ocorrida na segunda metade dos anos 1990”. Segundo Campelo, 2019 foi o ano da simplificação regulatória e avanços se deram em diversas frentes, com revisões que incluem “o modelo de gestão de qualidade; a consolidação de um diagnóstico acurado das lacunas de infraestrutura do País; ajustes no sofisticado instrumental de atuação sobre a competição; e o reconhecimento da necessidade de endereçamento específico das medidas voltadas a pequenos prestadores”.

Estão previstas as participações dos conselheiros Vicente Aquino, no painel 5G como Fator determinante na Transformação dos Negócios e Serviços; Moisés Moreira, no debate sobre  A Vida das Pessoas em um Impactante Ambiente Digital cada vez mais influenciado pela Inteligência Artificial; Aníbal Diniz, no tema Juntos por uma América Latina Conectada – Expandindo conectividade em áreas remotas e incentivando oportunidades de negócios; e Emmanoel Campelo, no encontro de líderes do setor com o tema Da Arquitetura à Implantação de IoT: Elementos-chave para Novos Modelos de Negócio.

O debate Anatel | UIT: Ecossistema Digital e Demandas para um Ambiente de Inovação terá as participações do chefe do Gabinete da Presidência, Ronaldo Neves Moura, e do o Diretor Regional da UIT, Bruno Ramos. Moura também participa dos painéis sobre O impacto da nova Lei das Teles (Lei 13.879/2019) para a efetivação de investimentos à infraestrutura de telecomunicações no Brasil e Conectividade no campo: Desafios e Oportunidades.

A Agência também estará presente no debate sobre os temas Desafios na Implantação do 5G, com o superintendente de Competição, Abraão Balbino e Silva; Importância da Diversidade na Tecnologia, com a superintendente de Relações com Consumidores, Elisa Leonel; Regulamentação da Lei das Antenas: Peça fundamental na Implantação do 5G & IoT no Brasil, com o superintendente de Planejamento e Regulamentação, Nilo Pasquali.

Além da atuação no estande da Anatel, o assessor da Presidência, Luciano Charlita, fala sobre O Papel da Regulamentação para os Desafios das Aplicações de IoT e o especialista Alex Pires de Azevedo tem três participações, sobre Harmonização e Compartilhamento de Espectro no Progresso para o 5G;  Muito além de provedores de serviços: Quais são as oportunidades para as empresas de satélite com a chegada do 5G?; e Constelações LEO/NGSO e Internet via satélite: como os novos entrantes estão revolucionando a indústria e aprimorando a conectividade?

Prestigiaram a abertura do evento o governador de São Paulo, João Dória; o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Júlio Semeghini; a senadora Daniela Ribeiro; o presidente da Telebras, Waldemar Gonçalves; a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen; e executivos das operadoras Algar, Luiz Alexandre Garcia; da Oi, Rodrigo Abreu; e da Tim, Mario Girasole.

O Futurecom é o maior evento de TIC da América Latina e tem como objetivo reunir instituições e mercado em um ambiente estimulante para o desenvolvimento de negócios e networking. A edição de 2019 tem cinco novas trilhas de conteúdo que abrangem a tecnologia para os setores de: meios de pagamento & identificação digital de usuários, governo, poder judiciário, segurança da informação e empreendedorismo.

Conheça a programação do Futurecom 2019.

registrado em: