Ir direto para menu de acessibilidade.

INOVAÇÃO

Anatel participa da 5ª Semana de Inovação

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 17h25 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 14h50 | Acessos: 999

Foto da 5ª Semana de Inovação

De 4 a 7 de novembro, a ENAP promove a 5ª Semana de Inovação, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU), em Brasília (DF). O objetivo da Semana é colocar a agenda de inovação no centro da estratégia de governo em toda a América do Sul, de modo a acelerar o progresso rumo à solução dos desafios do setor público no século XXI e empoderar os servidores públicos como protagonistas desse processo. A conferência tem apoio institucional e coorganização da Anatel e espera reunir aproximadamente 1,5 mil participantes e mais de 80 palestrantes. No dia 6 de novembro, a Agência protagonizará um painel sobre Regulação Responsiva, das 14 às 17h30.

 

A abertura da Semana de Inovação evento contou com a participação do presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais. “Dado seu pioneirismo, a Anatel possui valores alinhados à inovação e à transformação digital, e os servidores da Agência estão engajados no desenvolvimento de competências e de metodologias abordadas neste evento”, afirmou o presidente.

 

Com o tema “Governo para as Pessoas”, a quinta edição abordará tópicos como Experiência do Usuário no Setor Público, Transformação Digital, Tecnologias Exponenciais, Formulação de Políticas Baseadas em Evidências e Inteligência Artificial em Políticas Públicas.

 

A 5ª edição da Semana de Inovação confirmou a presença de um dos mais comentados autores mundiais em sua programação, o historiador e filósofo Yuval Noah Harari. Autor dos livros "Sapiens: Uma breve história da humanidade" (L&PM), "Homo Deus" (Companhia das Letras) e "21 lições para o século 21" (Companhia das Letras), Harari fará a conferência de encerramento do evento, no dia 7 de novembro.

 

“Como devem os governos se preparar para a revolução da inteligência artificial?” A pergunta é ponto de partida para a conferência de Harari, um dos historiadores mais lidos desde 2014, ano de lançamento de "Sapiens", seu primeiro sucesso internacional, que está entre as recomendações de Barack Obama, Bill Gates e Mark Zuckerberg. Em 2018, cerca de 12 milhões de cópias da obra foram vendidas e o livro foi traduzido para mais de 50 línguas, além de aparecer na lista dos dez mais vendidos do New York Times e ter ficado entre 1º e 3º lugar na lista do Sunday Times por 96 semanas seguidas.

 

Em sua primeira visita ao Brasil, Harari encerra a programação da Semana de Inovação, que programa uma série de convidados para mais de 3000 participantes ao longo dos dias de evento. Sob três eixos temáticos - Experiência do usuário, Transformação digital e Tecnologias exponenciais, e Tendências para o futuro - estão entre os confirmados Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental na Duke University; Yossi Sassi, que divide a carreira de guitarrista indicado ao Grammy com a de especialista internacional em cibersegurança; Luiz Alberto Oliveira, curador geral do Museu do Amanhã; Nalbert, ex-capitão da seleção brasileira de vôlei; e Heloisa Fischer, jornalista brasileira especializada em linguagem simples. 

 

Na terça-feira, 5, a programação conta com uma série de talks sobre “Tendências em Experiência do Usuário”. Entre os convidados, Bruno Magrani, diretor do Nubank; Sergio Pancorbo, líder da plataforma digital única do governo peruano GOB.PE; e Heloisa Fischer, fundadora do Comunica Simples e Pesquisadora da PUC-Rio. Heloisa é jornalista, radialista e empreendedora brasileira. Em 2017, fundou o Comunica Simples, assessoria de aprendizagem especializada na técnica de redação Linguagem Simples (Plain Language) para facilitar o acesso a informações de interesse coletivo, e é ser autora do livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, primeiro livro sobre Linguagem Simples em português. 

 

Também na terça-feira o professor Dan Ariely (única participação online da Semana de Inovação) fecha a programação matinal com uma entrevista ao vivo sobre  “O ponto de encontro entre o design e a economia comportamental”. Ariely tem alguns livros publicados, como “A Mais Pura Verdade Sobre a Desonestidade” e “Irracionalmente Seu”. Em 2013, a Bloomberg reconheceu o professor como um dos 50 pensadores mais influentes do mundo. 

 

Todas as noites, a 5ª Semana de Inovação encerra as atividades com o iGOVNight, um momento boêmio e descontraído no Espaço Santos Dumont (a área de food trucks do evento), com música e lançamento de livros, que é aberto ao público geral. E na quarta-feira, 6, o iGOVNight terá a presença ilustre do Nalbert Bittencourt, ex-capitão da seleção de vôlei brasileira,  campeão olímpico e mundial, embaixador do esporte Banco do Brasil. Nalbert dará conferência sobre “Como ser parte de um time vencedor”, seguida de sessão de autógrafos para quem levar as suas bolas e camisetas de vôlei. 

 

Logo antes da conferência magistral de encerramento de Harari, na quinta-feira, Luiz Alberto Oliveira terá uma fala com o tema “Bem depois, mas logo ali – Horizontes da Tecnociência”. Luiz Alberto Oliveira é físico e curador do Museu do Amanhã, doutor em cosmologia pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), e foi pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA-BR) da mesma instituição, onde também atuou como professor de história e filosofia da ciência. Estes e os demais palestrantes convidados podem ser encontrados no site do evento: https://semanadeinovacao.enap.gov.br/ .

 

A Semana de Inovação teve inscrições encerradas para participação presencial no dia 24 de outubro. Aqueles que desejam acompanhar a programação podem fazê-lo pelo site do evento, que terá transmissão ao vivo das palestras. Logo após a live, os vídeos estarão disponíveis no canal da Enap no Youtube. 

 

Realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Ministério da Economia, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), a Semana de Inovação tem patrocínio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), da Embratel, da Huawei e do Sebrae; e é coorganizada pelo Serpro, Anatel, Anvisa e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O evento conta, ainda, com o apoio da Embaixada da Dinamarca, Banco Interamericano do Desenvolvimento, Banco Mundial, Banco do Brasil, Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize, Instituto República, Instituto Arapyaú, Inova Gov, Gnova – Laboratório de Inovação em Governo, Embaixada da Finlândia e Dataprev.

 

Abertura e programação

 

Além do presidente da Anatel, Leonardo de Morais, a cerimônia de abertura contou com autoridades do governo, como o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes; o embaixador da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz; o diretor da Escola do TCU, Fábio Granja; o presidente da Enap, Diogo Godinho Ramos Costa; o presidente do Serpro, Caio Paes de Andrade; e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Eduardo Diogo. Em seguida, a palestra inaugural “Repensando o Brasil do futuro: ser digital para ser humano” foi feita por Paulo Uebel, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

 

A programação matinal se encerrou com a premiação do Concurso Inovação no Setor Público, que há 23 anos reconhece e premia equipes de servidores talentosos que repensam de forma criativa suas atividades rotineiras, gerando valor público para a sociedade. Essa 23ª edição do Concurso vai premiar quinze iniciativas em três diferentes categorias: “Serviços e Políticas no Poder Executivo Federal”, “Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal” e “Serviços e Processos Organizacionais Estaduais/Distritais”.

 

Nos demais dias serão realizadas palestras no período matutino, em formato TED talks, com 15 minutos de apresentação, seguidos de debates vapt-vupt conduzidos por um moderador, com duração de 20 minutos. Nomes como Slim Sikkut, Chief Information Officer da Estônia, Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental na Duke University (EUA), Marcos Bonturi, diretor de Governança Pública (OCDE), Bruno Magrani (diretor do Nubank), Luiz Alberto Oliveira, curador geral do Museu do Amanhã, entre outros, estão confirmados. Nestas atividades, o público terá participação ativa, podendo enviar perguntas pelo aplicativo da Semana de Inovação. A manhã se encerra sempre com uma palestra magna, com falas de aproximadamente 40 minutos.

 

Na parte vespertina do evento ocorrerão, simultaneamente, oficinas, mesas redondas, debates e conversas mediadas, ocupando todas as salas do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), com o objetivo de debater de que maneira a administração pública está se preparando para atender aos anseios da população de hoje e amanhã.

 

Outros pontos de destaque da programação são o Hackathon e o Momento Holofote. O primeiro é organizado pelo Serpro e reúne equipes de 3 a 5 participantes na criação de soluções para problemas públicos, com prêmios de até R$ 12 mil. Já o segundo apresenta de casos de sucesso nos campos da inovação e geração de valor no setor público, incluindo falas de diversos premiados do concurso de inovação. Grande parte da programação da tarde foi montada com base nas mais de 250 submissões de casos, palestras, propostas e mesas redondas de inovadores do setor público.

 

Serviço

5ª Semana de Inovação 

Quando: 4 a 7 de novembro de 2019

Onde: Instituto Serzedello Corrêa - ISC (Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 3 Lote 3 - Brasília, DF)

Classificação indicativa: livre

Mais informações: https://semanadeinovacao.enap.gov.br

 

(com informações do portal da 5ª Semana de Inovação)

registrado em: