Ir direto para menu de acessibilidade.

INOVAÇÃO

Workshop na Anatel debate visão da indústria de Telecomunicações sobre o leilão 5G

Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 18h39 | Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2020, 15h57 | Acessos: 847

 

Foto do “Workshop 5G: Visão da Indústria de Telecomunicações” durante abertura do conselheiro da Anatel Emmanoel Campelo

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promoveu, nesta quinta-feira (05/12), o “Workshop 5G: Visão da Indústria de Telecomunicações”. O evento foi aberto pelo conselheiro da Anatel Emmanoel Campelo, que destacou que seriam tratados apenas os aspectos técnicos do modelo de 5G para o Brasil. O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, também participou da abertura. “Vamos centrar nas questões técnicas para garantir uma boa solução para as questões que se apresentam”, afirmou.

Participaram do Workshop fornecedores de equipamentos de 5G, como a Ericsson, a Huawei, a Nokia e a Qualcomm. Os representantes das empresas falaram sobre os aspectos técnicos para a digitalização no país, o espectro mínimo necessário em 3,5 GHz para a oferta a contento das funcionalidades do 5G, experiências internacionais e deram sugestões para a implantação das redes de 5G no Brasil.

Ao final dos debates, o representante da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp) leu uma manifestação da entidade sobre o assunto. Nela, a Telcomp pede que o edital de leilão contemple blocos regionais e tenha condições diferenciadas para as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), “que favoreçam a competição e não a concentração”. Os representantes dos fabricantes também falaram sobre qual o tipo de leilão que esperam.

As apresentações da Nokia,  Ericsson  e Qualcomm no "Workshop 5G: Visão da Indústria de Telecomunicações" estão disponíveis no portal da Anatel.

registrado em: