Ir direto para menu de acessibilidade.

Acessibilidade

Anatel premia empresa mais acessível às pessoas com deficiência

Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 17h47 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 17h22 | Acessos: 1882

Foto do letreiro da entrada da Anatel

Pela primeira vez, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulga a classificação comparativa entre as prestadoras de serviços de telecomunicações, de acordo com as ações de acessibilidade por elas promovidas, visando à melhoria do atendimento às pessoas com deficiência. De acordo com fiscalizações e indicadores observados pela Anatel, a vencedora do Ranking de Acessibilidade 2019 é a TIM. As cinco maiores prestadoras de serviços de telecomunicações foram fiscalizadas: Claro, Oi, SKY, VIVO e TIM.

A TIM receberá o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2019 no dia 16/4, na sede da Agência, em Brasília (DF). O evento, aberto ao público, contará com palestras de autoridades de órgãos nacionais e internacionais do setor de telecomunicações e será uma oportunidade para discussões sobre serviços mais acessíveis às pessoas com deficiência.

De acordo com Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas declararam ter pelo menos um tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora, mental ou intelectual, o que representa 23,9% da população brasileira.

O Ranking de acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA) (Resolução nº 667/2016) e é resultado de diversas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2018, as quais verificaram os seguinte indicadores: Acessibilidade na Página da Internet (API); Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA); e Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA). Além disso, também foram consideradas as ações voluntárias que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI).

O resultado da classificação foi:

Posição no Ranking

Prestadora

1º lugar

TIM

2º lugar

Vivo

3º lugar

Oi

4º lugar

Sky

5º lugar

Claro

 Em relação a cada indicador verificado (API, ASA, ERA e AVI), as prestadoras melhor avaliadas são as seguintes:

Classificação

API

ASA

ERA

AVI

TIM

Vivo

Oi

TIM

SKY

SKY

Vivo

VIVO

Claro

Claro

TIM

Claro

Oi

TIM

Claro

Oi

Vivo

Oi

SKY

SKY

 De acordo com avaliação da Agência, a Tim apresentou a melhor acessibilidade de website e melhor classificação no quesito Ações Voluntárias, a Vivo registrou o melhor atendimento nos estabelecimentos (nas lojas) e a Oi apresentou a maior eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada.  

Alguns exemplos de medidas das prestadoras que auxiliam as pessoas com deficiência são:  documentos em formato acessível no site (API); atendimento à pessoa com deficiência auditiva nas lojas (ASA);  funcionamento adequado do atendimento em Libras por videochamada  às pessoas com deficiência auditiva (ERA);  disponibilização de Código de Defesa do Consumidor em Braile nas lojas de atendimento da prestadora (AVI).

registrado em: