Ir direto para menu de acessibilidade.
> Página inicial > Grupos Relatores de Radiocomunicações (GRRs)


Grupos Relatores de Radiocomunicações (GRRs)

Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2015, 15h19 | Última atualização em Segunda, 06 de Abril de 2020, 09h54 | Acessos: 5806

Os subtemas tratados pela CBC 2 são divididos nos seguintes grupos temáticos chamados de Grupos Relatores de Radiocomunicações (GRRs):

GRR 1: Aspectos técnicos e assessoria aos trabalhos da CBC2

  • Relator: Tarcísio Aurélio Bakaus

Tem por atribuição coordenar o posicionamento brasileiro nas reuniões preparatórias para as conferências e assembleias regionais e mundiais de radiocomunicações e atua nesses fóruns em conjunto com as demais Comissões Brasileiras de Comunicações (CBCs), e também em demais eventos de radiocomunicações.

GRR 2: Serviços Terrestres

  • Relator: Alexandre Campos Moraes

Tem por atribuição tratar dos assuntos referentes aos serviços de comunicações móveis terrestres, ao serviço de radioamador e radioamador por satélite, ao serviço móvel marítimo, ao serviço móvel aeronáutico, serviço de radiodeterminação, sistemas fixos sem fio e sistemas HF nos serviços móveis terrestres e fixos.

GRR 3: Serviços por Satélite

  • Relator: Afonso Rocha Ferreira Junior

Tem por atribuição tratar dos assuntos referentes aos sistemas e redes do serviço fixo por satélite (FSS), serviço móvel por satélite (MSS), de radiodifusão por satélite (BSS) e de radiodeterminação por satélite (RDSS), além do compartilhamento desses serviços com outros operando nas mesmas faixas de frequências.

GRR 4: Serviços Científicos

  • Relator: Carlos Gonçalves (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais–INPE)

Tem por atribuição tratar dos assuntos relacionados aos sistemas para operação e pesquisa espaciais, exploração da terra e meteorologia, incluindo o correspondente uso de enlaces entre satélites, radioastronomia, sistemas para sensoriamento remoto, incluindo sistemas passivos e ativos operando em plataformas baseadas em terra ou no espaço, disseminação, recepção e coordenação dos serviços de frequência padrão e sinal horário, incluindo sua implementação por meio do uso de satélites, em bases mundiais.

GRR 5: Administração do Espectro Radioelétrico e Propagação

  • Relatora: Maria Aparecida Muniz Fidelis da Silva

Tem por atribuição tratar dos temas referentes aos princípios e técnicas de administração do espectro, princípios gerais de compartilhamento, radiomonitoragem do espectro, estratégias de longo prazo para a utilização do espectro, técnicas automatizadas e assistência aos países em desenvolvimento em cooperação com o Setor de Desenvolvimento das Telecomunicações (UIT-D); propagação de ondas de rádio em meios ionizados e não ionizados e as características do ruído, com o propósito de aperfeiçoar os sistemas de radiocomunicações.

GRR 6: Radiodifusão

  • Relator: Paulo Eduardo dos Reis Cardoso

Tem por atribuição tratar de questões relativas à radiodifusão de conteúdo visual, sonoro, multimídia e de dados. Estão dentro do seu escopo de trabalho todos os aspectos relacionados à produção, codificação, transporte, distribuição e emissão de conteúdo para radiodifusão sonora e de sons e imagens, incluindo as metodologias para avaliação de qualidade, além dos requisitos e especificações de equipamentos de gravação e armazenamento de programas e conteúdos a serem transportados pelos serviços de radiodifusão.

Nós protegemos seus dados

Saiba como usamos seus dados em nosso Aviso de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade da Anatel.