Ir direto para menu de acessibilidade.
> Página inicial > Notícias Destaque > Mais Notícias > Sinal analógico será desligado no Norte e Nordeste

TV DIGITAL

Sinal analógico será desligado no Norte e Nordeste

Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 13h36 | Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 19h28 | Acessos: 5343

A faixa de frequência que era utilizada pelos canais de TV já foi liberada em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre para 4G

A partir das 23h59 desta quarta-feira, dia 30 de maio, o sinal analógico de TV será desligado em várias  cidades do Norte e Nordeste do país, com um total de 3,4 milhões de domicílios. A decisão foi aprovada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired). Além disso, também foi liberado o uso da faixa de frequência de 700 MHz para transmissão do serviço móvel em quatro regiões  São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), São Roque de Minas (MG), e Porto Alegre (RS). 

Foram incluídos na lista 40 municípios onde há viabilidade técnica para implantação das redes de comunicações móveis (4G/LTE), na faixa de 700 MHz. No país, estão aptos para utilizar o 4G nesta faixa de frequência  3.784 municípios, cerca de 70% do total. Entre as 40 cidades estão as capitais: Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. Além dessas, entre outras, de Jundiaí, Mogi das Cruzes e  São José dos Campos. As novas cidades estão aptas a iniciar a campanha de mitigação preventiva, na qual a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital. O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz. 

TV digital 

Com o desligamento do sinal analógico, que acontece amanhã serão beneficiados 3,4 milhões de domicílios dos estados de: Sergipe, Pará, Paraíba, Alagoas, Amazonas, Rio Grande do Norte e Piauí. João Pessoa (PB) foi a capital que atingiu o maior percentual de domicílios com TV digital até o momento, 95%, o mesmo percentual de São Luís (MA). 

Na pesquisa sobre o índice de digitalização todos os municípios ultrapassaram o percentual mínimo exigido pela regulamentação para o desligamento do sinal analógico, com mais de 90%  dos lares aptos a receberem a programação digital. A pesquisa foi realizada pelo Ibope/Inteligência entre os dias 14 e 25 deste mês. 

A pesquisa mostrou que em Aracaju (SE), 93% dos domicílios já contam com o sinal digital; em Belém (PA), 91%; em João Pessoa (PB), 95%; em Maceió (AL), 92%; em Manaus (AM), 91%; em Natal (RN), 92% e em Teresina (PI), 92%. 

A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel e multiprogramação. 

Veja o cronograma de desligamento que contém os municípios onde o sinal será desligado.

Anúncio

Na tarde desta terça-feira, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, em São Paulo e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, em Brasília, por vídeo conferência, anunciaram o desligamento da TV aberta analógica em Aracaju (SE), Belém (PA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN) e Teresina (PI), que deve ocorrer a partir das 23h59 desta quarta-feira (30).

Kassab, em relação à implantação da TV Digital no Brasil, informou que cerca de 100 milhões de brasileiros poderão assistir a Copa do Mundo de Futebol, que se inicia em 16/6, com tecnologia digital e afirmou ter certeza absoluta que a digitalização da TV é mais um marco da história da televisão no Brasil. Quadros disse que com o desligamento da TV aberta analógica nesta quarta-feira, todas as capitais da Região Nordeste do país passam a ter o sinal digital e que com a digitalização de Belém e Manaus se inicia o desligamento do sinal analógico na Região Norte.

registrado em: